Pular para o conteúdo

Corpo de Bombeiros promove aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas

Ao todo, são 38 subtenentes iniciando a jornada rumo ao oficialato

Plínio Cardoso / Ascom CBMAL

O auditório da Academia de Bombeiro Militar (ABM) foi palco, na manhã desta quarta-feira (15), da aula inaugural do Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CHOE/BM 2025).

A solenidade marcou o início de uma nova etapa na trajetória de 38 subtenentes, que agora se preparam para o oficialato dentro da corporação.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades militares, entre elas o comandante-geral do CBMAL, coronel BM Sérgio André Silva Verçosa; o diretor de ensino, o comandante da Academia de Bombeiro Militar, coronel BM José Reinaldo Fulco Moura; o diretor de Pessoal, coronel BM Roberto Wanderley; do coronel PM Enio Bolivar; o coordenador do curso, tenente BM Renato, entre outras autoridades militares.

Com 1.200 horas-aula, o CHOE/BM 2025 será desenvolvido em sete etapas, abrangendo 33 disciplinas ministradas em regime híbrido, presenciais e em ensino a distância (EAD). As atividades presenciais ocorrerão em regime de dedicação exclusiva, incluindo treinamentos físicos regulares compatíveis com o nível de exigência da carreira bombeiro militar.

A formação tem como objetivo preparar os subtenentes para a promoção ao posto de segundo-tenente, consolidando o desenvolvimento profissional e técnico dos integrantes da corporação. Além do fortalecimento das competências operacionais, o curso busca aperfeiçoar a capacidade de liderança e a gestão de equipes, valores fundamentais à missão institucional do CBMAL.

Durante a solenidade, as autoridades destacaram o papel transformador da educação e do professor na formação de líderes comprometidos com o serviço público e a sociedade.

O comandante-geral da corporação ressaltou a importância da qualificação contínua. “Esse curso é muito importante para os nossos militares, traz fluidez para a carreira de cada bombeiro e bombeira militar, além de que aumenta o nível intelectual e de conhecimentos que vão trazer para nossa corporação pessoas com lastro, com gabarito, para continuar administrando e fazendo a corporação forte”, destacou.

O Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas tem o término previsto para 15 de agosto de 2026.