Pular para o conteúdo

Homicídios seguem em queda em Alagoas pelo 14º mês consecutivo

Estatísticas apontam para redução de homicídios, assaltos a ônibus e roubos de veículos em agosto

Texto de Vanessa Siqueira

Políticas de Segurança Pública, investimentos e integração entre as polícias são alguns dos ingredientes que fazem Alagoas alcançar expressivos resultados no combate à criminalidade. O mês de agosto registrou redução no número de homicídios, queda histórica de assaltos a ônibus e também no número de roubo de veículos.

Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Alagoas encerrou o mês de agosto com 79 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), já o mesmo período do ano passado tiveram 124 crimes contabilizados, o que comprova que houve uma diminuição de 36,3%.

O total também representa um importante resultado para a Segurança Pública. Este é o terceiro mês consecutivo que Alagoas fica abaixo de 100 homicídios em um mês.

Já a capital seguiu apresentando bons resultados e encerrou o período com 19 homicídios. Em agosto do ano passado, Maceió teve 51 mortes. Comparando os dois resultados, constatamos uma redução de 62,7%.

Roubo de veículos cai e assaltos a ônibus têm queda histórica

O transporte público em Maceió é um dos segmentos que obteve a maior redução de assaltos nos últimos anos. Agosto chegou a um número histórico, apresentando apenas um único assalto em todo o mês. Comparando com o mesmo período do ano passado, que registrou 24 ocorrências, a redução é de 95,8%. No acumulado de janeiro a agosto, a capital registrou 69 ocorrências.

As ações das polícias também refletem na tranquilidade dos alagoanos que possuem carro. As estatísticas da SSP apontam que de janeiro a agosto houve queda de 41,1% no número de roubo de veículos de passeio no estado e queda de 48,1% em Maceió.

Em números absolutos, os oito primeiros meses de 2019 registraram 322 roubos de carros no estado, sendo que destes 111 foram na capital. Já no ano passado, o mesmo período registrou 547 roubos em Alagoas e Maceió teve um total de 214.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, destacou que o fortalecimento e continuidade das políticas integradas de Segurança são decisivos para a estabilidade dos números e a melhora da sensação de segurança entre os alagoanos.

“Resultados expressivos como este só aumentam nossa responsabilidade para que de forma integrada sigamos combatendo a criminalidade e fazendo de Alagoas um estado cada vez mais seguro e desenvolvido”, pontuou.