Prova técnico-científica contra o crime será o principal tema do encontro que pretende discutir melhorias para o sistema de segurança pública.
Texto: Aarão José
Os peritos oficiais do Estado de Alagoas promoverão nos dias 20 e 21 de novembro, o Simpósio Alagoano de Perícias Criminais (SAPC), com o tema ‘Prova técnico-científica contra o crime’. O evento pretende apresentar de forma integrada as ciências forenses quem compõem a Perícia Criminal, mostrando a importância do trabalho da Perícia Oficial, de natureza criminal.
Na programação estão previstos minicursos e palestras com profissionais da Perícia Estadual e Nacional. Aos participantes serão proporcionados conhecimentos técnico-científicos no âmbito forense, bem como a potencialidade dos exames periciais nas seções de DNA, Psiquiatria, Medicina Legal, Engenharia, Química e Toxicologia, Odontologia Legal, Balística, Física, Integração de Local de Crime e atuação do assistente técnico na esfera criminal.
Todas as atividades serão realizadas no auditório do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), que fica no Campus de Cruz das Almas, em Maceió. A abertura será realizada pelo Ex-Secretário de Segurança Pública do Estado de Alagoas, o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Alagoas Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, e ao final do simpósio, os participantes terão direito a um certificado de participação de 20 horas fornecido em formato digital.
O Perito Criminal Dr. Marek Henryque Ferreira Ekert, presidente da comissão organizadora do SAPC, explicou que o evento terá como público-alvo peritos criminais, juízes, integrantes do ministério público, profissionais da segurança pública e autoridades do governo nas três esferas. Operadores de direito, acadêmicos de qualquer curso superior, agentes públicos e comunitários interessados na temática também podem participar.
“Com este simpósio pretendemos divulgar a atuação dos Peritos Oficiais de natureza criminal na produção de provas materiais para esclarecer os crimes em Alagoas, e assim, despertar nos participantes do evento o interesse pelas ciências forenses e criminais. Além disso, objetivamos integrar a atuação de órgãos Estaduais e Federais no Combate à criminalidade no Estado de Alagoas.” Afirmou o perito.
Para participar do Simpósio Alagoano de Perícias Criminais (SAPC), os interessados deverão fazer a inscrição online. O primeiro lote de vagas já está à disposição, com preços para profissionais e meia-entrada para estudantes.
Outras informações e inscrições:
Site: www.doity.com.br/simposio-alagoano-de-pericias-criminais-1
Email: simpósio.sapc@gmail.com
Instagram: @simposio_al_periciacriminal