Ascom PMAL
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) deu mais um importante passo no aperfeiçoamento técnico e na construção do conhecimento. Na manhã desta terça-feira (14), foi realizada a aula inaugural da primeira turma do Curso de Atirador Designado Policial (CADP 2025).
O curso é desenvolvido pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), unidade pertencente ao Comando de Missões Especiais (CME), aprovado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e chancelada pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).
O evento ocorreu no auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió, e contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança, além de instrutores, discentes, familiares e convidados.
%20(1).jpeg)
CADP 2025
Dos 26 matriculados, 20 são integrantes da PM-AL e seis pertencem a instituições coirmãs, sendo dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois da Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), um representante da Polícia Penal e um componente do Grupamento Aéreo.
Com duração de 14 dias, o curso tem como objetivo formar operadores para atuar com precisão, responsabilidade e discernimento em situações de risco, sobretudo no combate a organizações criminosas fortemente armadas, domínio de cidades e combate em ambiente urbano. O curso visa capacitar o operador para se ambientar em local de confronto, conseguir identificar e combater inimigos até 300 metros, e observar, proteger e repassar as informações para as patrulhas avançadas.
A carga horária total das atividades de ensino será de 138 horas-aula, instruções teóricas e práticas, incluindo disciplinas como Direitos humanos; Teoria geral do tiro de precisão; Clicagem de fuzil mira aberta e de aparelho óptico de pontaria; Posições de tiro improvisadas; Exercícios práticos; Atendimento Pré-hospitalar de combate; Metodologia do plano de defesa, Plano de defesa (execução) e Planejamento operacional.
.jpeg)
Aula inaugural
O ato solene foi presidido pelo subcomandante-geral da corporação, coronel Neyvaldo Amorim, acompanhado do chefe especial de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel Raumário Jerônimo; pelo secretário executivo de gestão penitenciária Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Carlos Voss e também pelo coronel Carlos Azevedo, comandante da APMSAM. Representando a Procuradoria Geral do Estado (PGE), esteve presente o procurador Ivan Luiz da Silva.
Participaram ainda, o coronel César Monte, chefe da assessoria Militar da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE/AL), os tenentes-coronéis Henrique Jatobá e Diego Sarmento, comandantes de Missões especiais (CME) e Bope, respectivamente. Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), compareceu o major Saraiva. Cumprindo o rito de honra ao veretano, foram homenageados os militares da Reserva Remunerada coronel Ênio Bolivar e o 2º tenente Flávio Barros.