Pular para o conteúdo

Policiais militares realizam treinamento funcional na praia de Ponta Verde

Ação do Departamento de Educação Física da corporação beneficiou cerca de 30 militares

Fernanda Alves / Ascom PMAL

O dia começou com atividades de resistência, força e agilidade para cerca de 30 policiais militares, em um dos cartões postais da capital alagoana. A Ponta Verde, próximo ao Marco dos Corais, foi o palco do Treinamento Funcional na Praia da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). A ação marcou o início do Programa de Treinamento Físico Militar (PTFM), uma iniciativa do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) da PM.

O Programa tem como objetivo incentivar e motivar a prática de exercícios físicos, promovendo a melhoria da aptidão física e da saúde dos militares. Além disso, visa oferecer um dia de Treinamento Funcional Militar diferenciado, com atividades orientadas por profissionais da Educação Física para integrantes de diferentes unidades da PMAL.

“No programa, serão desenvolvidos diferentes tipos de treinamento físico para a tropa uma vez por mês. Hoje realizamos o Treinamento Funcional Militar na Praia, com a participação de aproximadamente 30 militares de diversas unidades”, explica o chefe do DEFD, tenente-coronel Carlos Alberto Cardoso, que também agradeceu aos parceiros que contribuíram com a ação.

Uma das participantes foi a sargento Isabelle Moura. “Manter a saúde física e mental é fundamental para a qualidade de vida da nossa profissão. Quero parabenizar todo o DEFD pela manhã maravilhosa com a gente e, em especial, as militares que conduziram o treinamento funcional: as sargentos Monique e Joyce, profissionais extremamente capacitadas. Foi tudo maravilhoso”, destacou a sargento Isabelle, do Grupamento Aéreo.

O sargento Samuel Andrade, da Diretoria de Saúde, também ressaltou a importância do treinamento: “Achei uma iniciativa excelente, tanto para quem já mantém o corpo em atividade quanto para os militares mais sedentários, pois desperta a necessidade da prática de exercícios físicos. Acredito que encontros como esse deveriam acontecer com mais frequência, pois trarão saúde e bem-estar para toda a tropa! Agradeço por poder participar dessa primeira fase”, afirmou.

A PM, por meio do DEFD, entende que o condicionamento físico é fundamental para o policial militar, garantindo melhor desempenho, saúde e bem-estar. “Pensando nisso, o departamento tem intensificado o incentivo à prática de atividades físicas, trazendo treinamentos dinâmicos e diferenciados. Além de fortalecer o corpo, essas atividades estimulam o espírito de equipe e tornam o exercício mais motivador e prazeroso. Cuidar da saúde é essencial, e o DEFD segue comprometido em preparar cada vez melhor seus profissionais”, finalizou o tenente-coronel Alberto.