Filosofia proerdiana poderá ser implantada nas unidades da PM para disseminação de procedimentos de combate à violência e às drogas
Os novos instrutores do Programa Educacional de Resistencia às Drogas e à Violência (Proerd) foram apresentados oficialmente, nesta segunda-feira (25), ao secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Junior.
Os policiais militares passaram por cursos de formação no Rio de Janeiro e em Pernambuco, onde foram habilitados para ações de prevenção. Eles estavam acompanhados pela coordenadora do Proerd, coronel Valdenize Ferreira, e por instrutores veteranos.
O secretário destacou a necessidade de expandir a filosofia para as unidades da Corporação. “É preciso formar agentes multiplicadores para que as ações de prevenção atinjam todos os municípios no enfrentamento à problemática com as drogas”, disse Lima Junior, ao propor à coordenadora do Proerd um estudo sobre a viabilidade em ampliar os conhecimentos proerdianos para toda a tropa.
A ideia é levar a filosofia do Proerd às unidades da PM para capacitar os militares que atuam nas ruas, reforço as ações de combate e prevenção à violência.
A coordenadora do Proerd destacou a visão integrada para o desenvolvimento das estratégias de prevenção em segurança pública. “Ninguém faz nada sozinho. No Proerd somamos conhecimentos e experiências que, aliadas à formação militar, nos condicionam para um serviço eficaz”.
A soldado Cristian Carvalho aproveitou o momento para agradecer ao secretário a oportunidade. “Somos gratos pela confiança que o senhor deposita em nós para orientarmos e esclarecermos crianças e jovens sobre os males causados pelas drogas”.
No início de novembro, os instrutores irão passar por uma nova capacitação para habilitá-los no Currículo Pais, que é uma das modalidades de ensino do Proerd voltada para pais ou responsáveis por alunos.