Pular para o conteúdo

Secretário Lima Júnior participa em Brasília de audiência sobre Segurança Pública

Entre os pontos discutidos, secretários debateram sobre integração entre as polícias em todo o país

Texto de Vanessa Siqueira 

O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, participou na quinta-feira (15) de uma audiência pública em Brasília que reuniu todos os secretários de segurança do país para discutir com os Estados caminhos para o setor. A reunião foi conduzida pelo secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), general Santos Cruz.

Um dos principais pontos discutidos foi a integração das polícias Civil e Militar nos Estados e também com as forças policias federais. O general Santos Cruz enfatizou a importância da padronização e do incremento das tecnologias nas polícias, além do compartilhamento dos dados de Inteligência para aprimorar as ações de segurança em todo país.
Também houve discussão sobre a reestruturação do Conselho Nacional da Segurança Pública (Conasp), equilíbrio no financiamento da Segurança no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e policiamento nas fronteiras.
Ao fim do encontro foi elaborado um documento para ser entregue ao ministro da Segurança Pública, Raul Jungman, com 15 sugestões referentes a necessidades dos Estados brasileiros. Entre os temas estão financiamento, parcerias entre os entes federados e fundo de custeio para a Segurança Pública.
O secretário Lima Júnior avaliou o encontro como positivo, pois foi possível ouvir relatos de secretários de outros Estados e ter uma noção do panorama da Segurança Pública no restante do país.
“Um dos principais pontos discutidos na audiência já é realizado e com ótimos resultados em Alagoas, que é a integração entre as polícias Civil e Militar. Depois desse encontro vemos que Alagoas está na contramão da crise que afeta a maioria dos Estados. Hoje conseguimos realizar investimentos, reduzimos crimes e aumentar o efetivo das polícias convocando as Reservas Técnicas e realizando concursos públicos”, avaliou.