Pular para o conteúdo

Segundo Centro Integrado de Segurança Pública de AL é inaugurado Murici

Município foi contemplado ainda com entrega de quatro novas viaturas para compor a estrutura

Texto de Paula Nunes

Resgatar a dignidade dos policiais é fomentar os serviços prestados e garantir tranquilidade à população. Cumprindo o compromisso de reforçar a segurança com o cidadão alagoano, trazendo este novo retrato do segmento em Alagoas, o governador Renan Filho inaugurou, neste sexta-feira (23), o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no município de Murici, como materialização da união do trabalho das forças policiais no Estado.

 

Para estruturar as atividades da nova Cisp, foi realizada ainda a entrega oficial de quatro viaturas para compor o Centro: duas da Força Tarefa, uma da Polícia Militar e outra da Civil. Todos os recursos para construção e aquisições de equipamentos são provenientes do Governo do Estado, por meio de investimento do superavit do Detran.

 

Renan Filho destacou que o programa de Centro Integrados de Segurança Pública vai fortalecer a presença da polícia no interior do Estado. Ele assegurou que a população sabe que, em Murici, havia apenas três policiais militares e que a delegacia funcionava em sistema de plantão que, muitas vezes, quando o cidadão precisava, ela não estava pronta para realizar a notificação da ocorrência.

“Isso causa duas coisas: a primeira é que o cidadão não se sente incentivado a ir registrar quando acontece um crime e a segunda é que se ele não vai registrar. Dificilmente, o bandido será preso e, quando ele não é preso, ele repete o delito, de maneira que o Cisp vai garantir o melhor funcionamento das Polícias Civil e Militar”, disse o governador.

 

O chefe do Executivo estadual explicou que a PM funcionava com apenas uma viatura, mas, dessa forma não dá para suprir a necessidade de todo município, porque, segundo ele, quem conhece a cidade sabe que, algumas vezes, por exemplo, pode acontecer uma demanda para a viatura ir a zona rural e a cidade, de mais de 28 habitantes, fica completamente desguarnecida.

 

“As viaturas vão fazer a abertura e o fechamento do comércio, vão acompanhar a chegada e a saída dos estudantes as escolas, sobretudo no horário noturno. Terão ainda rondas diárias que vão permitir que, quando um crime aconteça em um lugar, as outras viaturas cheguem rapidamente”, ressaltou.

 

Renan Filho também destacou o trabalho da Polícia Civil, que vai trabalhar integradamente com a PM. “Sempre teremos gente aqui para fazer as ocorrências, além do sistema on-line para que possamos acompanhar o funcionamento da delegacia e sabermos quais os tipos de crime estão acontecendo na cidade”, disse.

Renan Filho ratificou ainda que o Governo do Estado está estruturando Alagoas. Ele frisou que, atualmente, o Estado tem dois Centros Integrados de Segurança Pública e em alguns dias os outros serão entregues no interior alagoano, contribuindo com a redução da criminalidade.

 

“A nossa violência chegou até aqui porque em 30 anos foi feito muito pouco ou nada em Alagoas. Quando as coisas são feitas com seriedade, elas são bem feitas”, finalizou o governador.