Helicópteros e hangar foram entregues, nesta segunda-feira (12)
O evento de lançamento foi comandado pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), Lima Júnior. Participaram ainda da solenidade equipes do Grupamento Aéreo da SSP, agentes de segurança pública, servidores da secretaria e autoridades do Estado.
“Hoje é um dia significativo, pois representa um grande avanço para a Segurança Pública alagoana. Inauguramos o hangar e disponibilizamos mais dois helicópteros que vão trabalhar no combate à criminalidade. Agora, temos capacidade para cobrir todo o Estado. A gente sabe que uma operação em solo com o apoio de aeronave tem maior probabilidade de dar certo. Afinal, são os ‘olhos’ da Segurança Pública no céu fortalecendo a atuação da tropa em terra”, avaliou Lima Júnior.
Com a chegada das novas aeronaves, denominadas Falcão 3 e Falcão 4, as operações aéreas da Segurança Pública contam, ao todo, com cinco helicópteros. “Essas duas são aeronaves de última geração, semelhantes às que operam atualmente, só que com maior potência. Cada aeronave equivale à cobertura de 30 viaturas”, informou o chefe do Grupamento Aéreo da SSP, coronel André Madeiro, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.
Madeiro destacou ainda a importância de hangar próprio para a Segurança Pública. “Além de abrigar as aeronaves, o espaço sediará o efetivo operacional e administrativo do Grupamento Aéreo. Antes, boa parte do efetivo operacional ficava no aeroporto, e parte da administração na Secretaria, no Centro de Maceió. O espaço permitirá uma interação mais próxima entre as equipes. As outras três aeronaves da SSP também ficarão no hangar”, explicou.
As duas aeronaves permitirão que as equipes cheguem às ocorrências de forma muito mais rápida. De Arapiraca para Delmiro Gouveia, por exemplo, o efetivo operacional consegue chegar ao destino em apenas 15 minutos. “Hoje também temos algumas ocorrências nas lagoas, devido a assaltos em embarcações, e o acesso com a aeronave é muito mais simples. O mesmo ocorre em mangues, grotas e favelas, onde dificilmente o efetivo consegue chegar usando viaturas”, completou André Madeiro.
O Falcão 3 atuará em operações deflagradas na capital, região metropolitana e no Litoral Sul e Norte do Estado; e o Falcão 4 cobrirá o município de Arapiraca e todo o Agreste alagoano. Já o Falcão 2 é destinado ao patrulhamento noturno e operações no Sertão.O Falcão 1 continuará sendo usado para o transporte da tropa e de autoridades, bem como para dar suporte em operações; e o Falcão 5, que atua junto ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), é responsável pelos resgates.