Pular para o conteúdo

Segurança Pública combate organizações criminosas em operação nacional

Texto de Ascom SSP com MPE

As forças de segurança da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas participaram, nesta quinta-feira (15), de uma operação nacional de combate à organizações criminosas. Foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 42 de prisão em Maceió, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e outros sete municípios do Litoral Norte.

Os mandados cumpridos em Alagoas foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital com base em investigação da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e outros três procedimentos de investigação do Grupo de Atuação Especial e Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Estado.

A ação contou com o trabalho integrado de diversos batalhões, delegacias e grupos táticos. A Polícia Militar atuou com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento do Interior (CPI), os Batalhões de Operações Especiais (Bope), de Radiopatrulha (BPRp), de Eventos (BPE), o Rodoviário (BPRv), Ambiental (BPA), e o Batalhão de Trânsito (BPTran). Também participaram equipes dos 6°, 7° e 10° Batalhões e as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Companhias Independentes.

A Polícia Civil empregou equipes da Divisão Especial de Investigações e Capturas (DEIC), Operação Policial Integrada Litoranea (Oplit), Tigre, Asfixia e da Delegacia de Narcóticos.

O Grupamento Aéreo participou do cumprimento dos mandados e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) também colaborou na ação.

Até o momento, 21 pessoas foram presas. As equipes já apreenderam duas pistolas e um revólver, entre 200 e 250 gramas de cocaína,
37 bombinhas de maconha e dois pedaços maiores durante cumprimento dos mandados em Matriz de Camaragibe; 224 gramas de maconha, 8 gramas de crack e mais 44 bombinhas de crack e uma balança de precisão em Maragogi.

A população é ferramenta fundamental no trabalho das polícias na desarticulação de organizações criminosas e pode contribuir realizando denúncias anônimas pelo 181.