Pular para o conteúdo

Segurança Pública e Itec buscam soluções para modernizar serviços da Polícia Científica

Reunião de alinhamento ocorreu na sede da SSP, em Maceió, com representantes dos órgãos

Roberison Xavier / Ascom SSP

Representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (27), com integrantes da Polícia Científica para buscar soluções tecnológicas visando modernizar ainda mais os serviços prestados pela força estadual.

Durante o encontro, ocorrido na sede da SSP, no centro de Maceió, foram discutidas formas de integração entre os sistemas utilizados pelos Institutos de Criminalísticas (IC) e Médicos Legais (IMLs) de Maceió e Arapiraca, que são: Forensis, SisGOU IML e Sistema de Laudos.

Segundo o perito-geral adjunto da Polícia Científica, Wellington Melo, além de otimizar o trabalho dos peritos, a ação objetiva melhorar o serviço prestado à sociedade em geral.

“Hoje há uma redundância de força de trabalho, pois o servidor precisa cadastrar as mesmas informações em mais de um sistema. O objetivo é justamente aperfeiçoar o trabalho com um único cadastro e fortalecer o serviço. Essa ferramenta única vai potencializar o tempo-resposta e, com certeza, melhorar a prestação do serviço de perícias à população”, afirmou o perito criminal.

O chefe especial de Informatização e Segurança da SSP, major Edival Lima, também enalteceu a importância da agilidade na transmissão de dados entre as tecnologias já utilizadas.

“Esse serviço permite que o atendimento lá na ponta seja dado de forma mais célere. Uma ocorrência que seja registrada aqui na SSP cairá automaticamente nos sistemas da Polícia Científica e já ficará disponível para perícia e laudos, com todos os dados possíveis. Isso evitará, também, qualquer atraso na transmissão de dados e ainda permitindo que eles sejam compartilhados o mais rápido possível entre as instituições do sistema de segurança de Alagoas”, disse o oficial.

Para o administrador de Banco de Dados do Itec, Emerson Martins, além da rapidez, a ação integrada também vai reforçar a proteção de informações.

“Nosso principal objetivo é fornecer a melhor estrutura tecnológica, garantindo o sigilo e o perfeito acesso das informações, possibilitando que o dado seja entregue em tempo rápido e oportuno para que a tomada de decisão seja efetiva, principalmente no que se refere aos sistemas de Segurança Pública e também de entrega à sociedade”, enfatizou.

Também participaram da reunião o chefe do IML de Maceió, Felipe Porciúncula; os chefes de Sistema e Suporte e do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da SSP, sargentos Katiano Silva e Ulisses Vasconcelos, respectivamente; os analistas de sistemas do Itec Genilson Silva e Gil Rafael Rebelo; além dos demais representantes dos órgãos.

 Roberison Xavier

ver

 Roberison Xavier

ver

 Roberison Xavier

ver

 Roberison Xavier

ver

 Roberison Xavier

ver

 Roberison Xavier

ver

 Roberison Xavier

ver

 Roberison Xavier

ver

 Roberison Xavier

ver