Beatriz Domingos / Ascom PC
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deu início nesta segunda-feira (22), em Maceió, à 32ª edição do Curso de Operações de Inteligência (COI). Organizado pela Inteligência Integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), a capacitação acontece até o dia 04 de outubro, no auditório da Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro de Jacarecica.
O curso busca capacitar profissionais de segurança pública, oriundos de diferentes instituições, para atuarem na área de inteligência, desenvolvendo conhecimentos teóricos e práticos sobre ações de coleta e busca, técnicas operacionais e procedimentos voltados à obtenção de dados e à produção de conhecimentos estratégicos.
A capacitação será voltada para os profissionais das instituições da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia, Amazonas, Amapá, Espírito Santo e Distrito Federal.

Na solenidade da abertura, a frente de honra foi composta pelo Delegado-Geral da PCAL, Gustavo Xavier; coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da Regional Nordeste (CIISPR-NE), delegado Felipe César Gonçalves Mendonça; o chefe geral de Inteligência Integrada da SSP/AL, Major Nivaldo Santos Sampaio; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sergio Verçosa; coronel Emery, representando o comandante geral da PMAL, Paulo Amorim; representando o Ministério Público de Alagoas (MPAL), major Fausto; a superintendente da Agência Brasileira de Inteligência em Alagoas (ABIN), Lenda Pinheiro; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Alagoas (PRF), inspetor Juliano Quintella Lessa; e o diretor de Inteligência da PCAL (Dinpol), delegado Thales Araújo.
“É muito importante essa atuação da nossa rede de inteligência, principalmente entre as instituições locais das forças de segurança. É de extrema relevância tanto na redução da criminalidade quanto na preservação da vida do alagoano”, diz o delegado-geral, Gustavo Xavier.
“É uma grande satisfação saber que são dez estados que estão aqui fazendo essa integração. É essa a intenção da Senasp, que cada vez mais os estados e as forças de segurança consigam se integrar, não só entre os estados, mas entre eles”, afirma o delegado Felipe César Gonçalves Mendonça.