Treinamento foi promovido pelo Núcleo de Qualidade de Vida da secretaria em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar
Texto de Gildo Júnior
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) deu continuidade, nessa quinta-feira (26), às ações de proteção à saúde e segurança dos servidores com o 1º Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios no Ambiente de Trabalho.
A iniciativa foi promovida pelo Núcleo de Qualidade de Vida em parceria com o Grupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar. “O curso buscou disseminar entre os profissionais a relevância de adotarmos uma cultura prevencionista, além de capacitá-los para o uso de extintores em princípios de incêndio no ambiente ocupacional e em outros locais”, explicou Emerson Moura, chefe do Núcleo da secretaria.
O treinamento teórico-prático foi comandado pela bombeira militar Ana Rafaela. A integrante da Segurança Pública avaliou de forma satisfatória o envolvimento dos profissionais durante o curso, destacando que eles puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências e colocar os conhecimentos obtidos na prática, apagando situações simuladas de incêndio. “Notei grande empenho de toda a turma”, avaliou a instrutora.
A servidora Kalyne Amorim foi uma das participantes do curso. Ela definiu o treinamento como “de grande importância” para a segurança dos capacitados, não apenas como profissionais, mas também por serem cidadãos expostos a riscos fora do ambiente de trabalho.
“O que mais me chamou atenção foram os esclarecimentos sobre a propagação da fumaça, responsável pela morte de pessoas em pelo menos 75% dos casos de incêndio. Em virtude disso, aprender a sair do local afetado pelas chamas é fundamental para evitar tragédias, e a gente recebeu orientações nesse sentido”, disse Kalyne.
O policial civil Nelson Miranda, que atua no Grupamento Aéreo da SSP, também avaliou positivamente o curso, reforçando a experiência da colega Kalyne. Mesmo já tendo um conhecimento prévio do tema, o agente contou que a oportunidade serviu para aprofundar seus conhecimentos na área. “A SSP está de parabéns pela iniciativa, pois capacitou a turma não apenas para prevenir incêndios, mas também para conter seus princípios”, acrescentou Miranda.
Outro ponto interessante abordado durante o curso foi a forma correta de conter as chamas em seres humanos. O ideal é abafar o fogo com um cobertor de tecido resistente. “O uso da água em situações desse tipo pode provocar prejuízos irreparáveis às vítimas, sobretudo estéticos. Outra alternativa é usar extintor de gás carbônico, que contém as chamas com sucesso sem deixar resíduos na pele da vítima”, explicou a militar Ana Rafaela.