Pular para o conteúdo

SSP e Senasp concluem cursos de Operações Integradas e Gestão de Crises

Mais de 120 agentes das três esferas de segurança participaram da formação

Ascom SSP-AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AL), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), concluiu, nessa sexta-feira (10), mais uma edição dos cursos de Operações Policiais Integradas e Gestão de Crises. A solenidade de encerramento foi realizada no auditório do Batalhão de Rotam e reuniu mais de 120 agentes das esferas municipal, estadual e federal.

Os cursos foram coordenados pelas chefias de Ensino Integrado (Chei) e Especial de Inteligência (Cheisp), e adotaram metodologias que combinaram teoria e prática de forma articulada, proporcionando aos participantes uma imersão completa nas técnicas e protocolos necessários à execução de operações de alta complexidade.

Durante a cerimônia, foram apresentados os relatórios das turmas, que analisaram casos reais e simulados, seguidos da exibição de vídeos sobre as operações de captura de um grupo criminoso estudado ao longo do curso. As ações táticas simuladas foram realizadas por guarnições do Bope, Rotam e Raio, que executaram prisões em diferentes pontos da cidade de Marechal Deodoro.

De acordo com o chefe especial de Inteligência da SSP, coronel Raumário Jerônimo, o curso proporcionou aos alunos a oportunidade de estudar casos reais relacionados a ações de Domínio de Cidades e à atuação do grupo criminoso conhecido como “Novo Cangaço”, responsável por ataques a instituições financeiras, sequestros de gerentes bancários, explosões de carros-fortes, entre outras modalidades criminosas.

“Apresentamos como é a dinâmica do domínio de cidades e a forma de atuação do grupo conhecido como Novo Cangaço. Os alunos estudaram diversos casos e também puderam analisar um cenário que simulamos em Maceió e em outras três cidades do interior. Agradeço ao comandante e ao subcomandante da Rotam, major Pereira e capitão Granjeiro, por abrirem as portas da unidade e darem todo o suporte necessário”, destacou o coronel Raumário.

Após cada apresentação, o desempenho das equipes foi avaliado pelos instrutores. Ao término das atividades, o delegado André Gossain, um dos coordenadores dos cursos, parabenizou Alagoas pela excelência na formação.

“Disse na abertura e repito: Alagoas está muito à frente de outros estados na execução dos Planos de Defesa. Vocês são referência no país, e todos os envolvidos estão de parabéns. Continuem assim e contem com a Senasp para dar todo o apoio necessário”, afirmou.

As atividades tiveram início no dia 6 e incluíram diversos exercícios simulados que serviram como objeto de estudo dos participantes. No dia 7, foi realizado o simulado de sequestro de gerente bancário, com negociação, liberação de refém, prisão do criminoso e neutralização de um artefato explosivo. No dia seguinte, houve a simulação de explosão de um carro-forte em Satuba e, à noite, ações coordenadas de facções em diferentes pontos da capital. O ponto alto ocorreu na quinta-feira (9), quando foi reproduzido um ataque a uma agência bancária, com uso de explosivos e reféns utilizados como escudos humanos.

O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Amorim, celebrou a conclusão dos cursos e reconheceu o trabalho do coronel Raumário Jerônimo na consolidação de Alagoas como referência nacional na área de operações integradas.

“Fico extremamente feliz pela conclusão deste curso e parabenizo o coronel Raumário, da Polícia Militar de Alagoas, por alcançar um patamar tão importante. Se estamos há mais de seis anos sem assaltos a banco, é graças ao trabalho desempenhado por ele e por tantos outros profissionais. E deixo um recado claro aos criminosos: em Alagoas, vocês só têm duas opções — ou voltam para onde vieram, ou serão presos”, afirmou o comandante.

Encerrando a solenidade, o secretário-executivo da SSP, coronel Jairison Melo, ressaltou a evolução da integração entre as forças de segurança em Alagoas, destacando que o cenário atual é resultado de um trabalho conjunto e contínuo.

“Há alguns anos, era impensável reunir, em um mesmo ambiente de formação, agentes das esferas municipal, estadual e federal atuando de forma totalmente integrada. Hoje, essa realidade mudou. O que vemos aqui é a consolidação de um modelo que coloca Alagoas em destaque nacional, com forças que se comunicam, planejam e executam juntas, com um único propósito: garantir a segurança da nossa população”, afirmou o coronel Jairison.

A solenidade contou ainda com a presença do delegado Igor Diego, diretor da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco); do comandante de Missões Especiais da PMAL, tenente-coronel Jatobá; além do comandante e do subcomandante da Rotam, major Pereira e capitão Granjeiro.