Criadora da Ronda Maria da Penha na Bahia, major Denice Santiago, apresentou projeto e discutiu ideias
O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, recebeu, na tarde de quarta-feira (16), representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, da Secretaria de Estado da Mulher e a major da Polícia Militar da Bahia, Denice Santiago, criadora da Ronda Maria da Penha, que promove ações de prevenção e repressão à violência contra a mulher. O grupo conheceu mais de perto as ações realizadas pela Segurança Pública alagoana e discutiu algumas ideias e projetos.
Durante a reunião, major Denice apresentou o funcionamento da Ronda Maria da Penha aos representantes do Judiciário, Ministério Público, delegados de polícia e comandantes de batalhões da Polícia Militar alagoana. Criado em março de 2015, o patrulhamento atua em Salvador e outros municípios baianos.
A ronda é composta por uma tropa especializada que atua na prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. São realizadas visitas diárias de acompanhamento às mulheres que possuem medida protetiva de urgência decretada pela Justiça.
Major Denice explicou que a ação atualmente protege centenas de mulheres, já prendeu vários agressores e executa diversos projetos que foram surgindo com a continuidade das ações. Ela também destacou que as atividades renderam prêmios e já é tida como modelo em outros estados do país.
“Meu orgulho em aparecer na mídia e ser premiada como policial militar me faz crer que a Polícia Militar precisa ser reconhecida como uma instituição de proteção de vidas”, disse.
O secretário Lima Júnior elogiou a iniciativa da Polícia Militar do Estado da Bahia em investir na proteção da mulher e também apresentou as ações desenvolvidas pela Segurança Pública no combate à violência em várias frentes.
“A Segurança Pública trabalha diuturnamente para combater o crime e também a violência contra mulheres e outros grupos. Ações como a da major Denice trazem uma ótima experiência para podermos pensar em ações voltadas para Alagoas”, destacou.
Também presente ao encontro, a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões, lembrou as atividades que vem sendo realizadas ao longo do mês de agosto na campanha Agosto Lilás e também lembrou dos 11 anos da Lei Maria da Penha. Ela destacou que a Secretaria de Segurança Pública atua como parceira em várias atividades voltadas para combater a violência contra a mulher.
“Estamos em uma luta conjunta e é louvável a parceria que a Segurança Pública tem com a Secretaria da Mulher em várias ações. Uma delas tem sido a capacitação dos profissionais da segurança para o acolhimento da mulher em situação de violência. É algo histórico”, disse.
Também estiveram presentes à reunião o juiz José Miranda, subcoordenador de prevenção à violência doméstica do Tribunal de Justiça, a promotora Maria José Alves, da 38ª Promotoria de Justiça da Capital, a advogada Eloina Braz, da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), a superintendente da Secretaria da Mulher, Anne Caroline, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, o comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, o comandante de Policiamento da Capital, coronel Neivaldo Amorim, além de comandantes de batalhões de polícia da capital.
Curso de capacitação
Iniciado em junho, o Curso Sobre Procedimentos Humanizados: Mulheres em Situação de Violência abriu duas turmas para promover a capacitação de policiais civis e militares, bombeiros, agentes penitenciários, peritos oficiais, além de outros segmentos da sociedade sobre procedimentos corretos no atendimento e auxílio a mulheres que buscam ajuda.
Nesta quinta-feira (17), a major Denice será uma das palestrantes da turma em curso. A palestra acontece no Salão Aquatune, no Palácio República dos Palmares, no Centro, a partir das 14h.