Pular para o conteúdo

Alagoas participa do 1º Encontro Nacional das Centrais do Disque-Denúncia, no Rio de Janeiro

Evento pioneiro contou com representantes de 19 estados do país para alinhamento de ações estratégicas

Roberison Xavier / Ascom SSP

O Rio de Janeiro sediou, entre os dias 26 e 28 de novembro, o 1º Encontro Nacional das Centrais do Disque-Denúncia. O evento contou com a participação de representantes de Alagoas e outros 18 estados, e abordou temas sobre Inteligência e segurança pública.

Promovido pelo Instituto MovRio, organização não governamental que coordena o Disque-Denúncia carioca, o evento teve como objetivo a interação entre as centrais e seus gestores para a troca de experiências e alinhamento de ações estratégicas para cooperar com os estados e prefeituras no combate à criminalidade, em nível nacional.

Além de apresentações de especialistas e empresas que apoiam o canal de informações, foram explanadas as experiências das ações desenvolvidas em cada unidade da federação participante. O grupo de gestores também aprovou a criação do Conselho Nacional do Disque-Denúncia, que deve unificar as informações oriundas da população e gerar relatórios qualitativos e estratégicos com intuito de alimentar os setores de Inteligência dos órgãos de Segurança Pública.

A chefe do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas, Eliane Araújo, enalteceu a integração entre as equipes. “O evento foi muito proveitoso, porque quando você conhece o trabalho dos outros, você visualiza se está no caminho certo, o que pode melhorar e contribuir com os outros estados com aquilo que trabalha. Como trabalhamos muito com grupos vulneráveis – mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência –, então foi socializar ideias, um grande passo inicial”, afirmou.

A agente de polícia reforçou que a troca de experiências e informações promovida no encontro possibilita ainda mais ações conjuntas no combate à criminalidade.

“A gente vai conseguir encaminhar para as pessoas certas as denúncias que versam sobre ocorrências de outros estados, por exemplo, de criminosos foragidos de outras localidades que estão em Alagoas e vice-versa. Então a gente faz essa parceria e vai galgando para criarmos o conselho, que será também um grande avanço”, disse Eliane.

Para o presidente do Instituto MovRio e coordenador-geral do Disque-Denúncia do Rio de Janeiro, Renato Almeida, o 1º Encontro Nacional elevará a qualidade dos serviços de todas as centrais do país. “Se essas Centrais já conseguem entregar um resultado espetacular para o Estado, imaginem com a integração de informações, inteligência e monitoramento mais intensificado e com a ajuda das informações da população, cooperando com a segurança nacional”, concluiu.