Pular para o conteúdo

Escolas indígenas Xukuru Kariri concluem capacitação promovida pelo Proerd

Iniciativa faz parte do projeto de ampliação do Programa a municípios do interior de Alagoas

Ascom PM-AL

Alunos de seis escolas estaduais indígenas localizadas no interior de Alagoas participaram da cerimônia de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A formatura ocorreu nessa quarta-feira (18), no auditório do Instituto Federal de Alagoas, em Palmeira dos Índios. 

A iniciativa faz parte do projeto de ampliação promovido pelo Proerd junto aos batalhões da Polícia Militar no interior de Alagoas, sendo a primeira realizada desde o começo da iniciativa. A solenidade de conclusão foi prestigiada pela gerente estadual do Proerd, coronel Valdenize Ferreira, e contou com a participação  do superintendente Estadual dos Povos Originários, Maynamy José, além de representantes do 10º Batalhão e lideranças indígenas das comunidades escolhidas. 

As escolas escolhidas atendem ao povo Xukuru Kariri de Palmeiras dos Índios nas Aldeias Fazenda Canto, Coité Kandaú, Mata da Cafurna, Mãe Indígena Serra do Capela, Serra do Amaro e Boqueirão. 

Sobre o projeto

O programa criou núcleos de atuação com base na formação de militares lotados nas unidades operacionais desses municípios. De acordo com uma das organizadoras das instruções, capitã Tisiane Bezerra, a medida busca um melhor dinamismo na atuação do Proerd. Com a presença de pessoas capacitadas no próprio batalhão, o número de escolas e crianças alcançadas aumenta,  não sendo necessário o deslocamento de equipes da capital para a promoção das palestras e cursos. 

Histórico 

O Proerd tem atuado em Alagoas desde 2002. Neste período, 498 mil alunos já foram alcançados pelo “leãozinho”, tradicional mascote do programa. Somente em 2023, foram mais de 50 mil pessoas beneficiadas em mais de 130 instituições de ensino em todo o estado. A atuação também é referência interestadual, tendo participado de capacitações no Rio de Janeiro, Sergipe, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Sul.