Pular para o conteúdo

Bombeiros realiza treinamento sobre incêndios em Curso Operacional de Intervenção Tática Prisional

Ação capacita os agentes da Polícia Penal para atuar em diversas situações de risco no ambiente prisional

Alessandra Lima*/ Ascom CBMAL ( *Estagiária sob supervisão)

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Polícia Penal, comandou os treinamentos voltados para incêndios durante o I Curso Operacional de Intervenção Tática Prisional (I Coitap), na segunda-feira (17). A capacitação, focada em resgates e combate a incêndios em ambientes confinados, ocorreu no Batalhão de Bombeiro Militar de Incêndio (BBMI), no bairro do Tabuleiro do Martins.

Esta é a primeira edição do curso, que teve início no dia 10 de março e tem duração de 30 dias. Ele tem como objetivo preparar os agentes da Polícia Penal para enfrentar diferentes situações de risco no ambiente prisional, garantindo respostas rápidas e eficazes em emergências. A turma inicial do Coitap contava com 43 alunos, e atualmente segue com 23, que continuam se dedicando ao treinamento.

A formação na área de combate a incêndios é essencial, pois, em casos de rebelião, colchões e outros materiais inflamáveis costumam ser incendiados, propagando as chamas rapidamente e colocando em risco a vida de detentos e agentes de segurança. Durante o treinamento, os profissionais aprenderam técnicas e estratégias de combate a incêndios, além de resgate de vítimas em ambientes confinados e o manuseio seguro do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha.

O instrutor de combate a incêndio do CBMAL, capitão Feliciano, destacou a importância desse tipo de capacitação para os profissionais, ressaltando a atuação do Corpo de Bombeiros como instituição de referência. “Capacitações como essa são fundamentais, pois a segurança pública do Estado deve atuar de forma integrada. Cada instituição enfrenta desafios específicos de acordo com sua missão, e estamos aqui para otimizar a atuação dos agentes no combate a incêndios. Assim, quando o Corpo de Bombeiros chega a uma ocorrência, os danos já estarão minimizados, garantindo maior segurança e agilidade”, afirmou.

O policial penal e coordenador pedagógico do Coitap, Felipe, também enfatizou o sucesso da parceria entre as instituições. “Na formação de qualquer agente, a integração entre forças coirmãs é essencial para desenvolver competências dentro das especialidades de cada área. No que diz respeito ao combate a incêndios, essa capacitação é indispensável para o interventor prisional. Durante um motim ou princípio de rebelião, a primeira ação geralmente é a queima de materiais altamente inflamáveis, principalmente colchões. O primeiro contato com essas chamas é feito pelo interventor prisional, que precisa ter a competência necessária para agir rapidamente em um ambiente de alto risco, protegendo não apenas a própria vida, mas também a dos detentos e dos demais profissionais do sistema prisional alagoano”, concluiu.

Iniciativas como essa demonstram o compromisso do CBMAL com a capacitação de profissionais para atuação em situações de emergência, reforçando o compromisso do Governo de Alagoas com a segurança e o bem-estar da população.