Pular para o conteúdo

Polícia Militar conclui mais uma edição do Curso Básico de Inteligência

CBI habilita 72 praças como novos operadores de inteligência da corporação

Ascom PMAL

A Polícia Militar de Alagoas encerrou, na manhã desta sexta-feira (15) mais uma turma do  Curso Básico de Inteligência (CBI). A solenidade ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), no Trapiche da Barra, em Maceió, e foi presidida pelo comandante-geral, coronel Paulo Amorim.

Setenta e dois militares concluíram o curos, que passaram pelas instruções pautadas na Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP). O curso, exclusivo para praças da corporação, está em sua 7ª edição e foi desenvolvido no âmbito das diretorias de Inteligência (DINT), de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). 

No ato solene, a veterana homenageada foi a sargento da Reserva Remunerada Isabel Cristina do Nascimento. A militar recebeu a continência de todos os militares presentes. 

CBI

O Curso Básico de Inteligência (CBI) tem como intuito contribuir para a qualificação e atualização dos operadores de inteligência, padronizando os procedimentos para a Produção e Proteção de Conhecimentos de interesse da Segurança Pública. 

A matriz curricular do CBI conta com 10 disciplinas, entre elas Fundamentos Doutrinários da Atividade de Inteligência de Segurança Pública, Organização de Inteligência de Segurança Pública, Documentos de Inteligência, Rotina de Operações de Inteligência, Produção do Conhecimento e Contrainteligência, entre outras.