Por ASCOM às 07/11/2017 18:47

Disque-Denúncia garante 3º lugar no Concurso Ações Inovadoras 2017

Aplicativo e site desenvolvidos por técnicos da SSP facilitam o envio de vídeos e fotos de ações criminosas

Texto de Micheliny Tenório

Características como fácil acesso pela população e dinamismo levaram as ferramentas do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP) a serem finalistas no VIII Concurso Ações Inovadoras do Governo do Estado, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

Durante a solenidade de entrega do prêmio, ocorrida nesta terça-feira (7) no Centro de Convenções de Maceió, a expectativa dos técnicos da SSP aumentava a cada categoria anunciada e o resultado da 3º colocação, na categoria Gestão, Transparência e Participação Social, foi comemorado pelos servidores como se fosse o primeiro.

O chefe do setor de Informatização e Segurança da SSP, tenente-coronel BM Jacques Wolbeck, agradeceu o prêmio, ressaltando o empenho da equipe.

“Nossa equipe está de parabéns por mais um produto genuíno desenvolvido. Agradecemos a sociedade alagoana que contribui diariamente, enviando denúncias por meio do aplicativo 181 e do site, nos ajudando a tornar o serviço eficaz e eficiente no combate à criminalidade”, frisou Wolbeck.

Seguindo a instantaneidade própria da era informatizada, o serviço do Disque-Denúncia passou a ser disponibilizado também por meio do site institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e através do aplicativo 181 que pode ser baixado em celulares com sistema android.

Conforme o cabo PM Ulisses Vasconcelos, um dos técnicos responsáveis pelo desenvolvimento das novas ferramentas, a ideia foi concebida para garantir o melhor aproveitamento da denúncia.

“A riqueza de detalhes, oferecida pelo aplicativo e site, tornou as ferramentas mais atrativas e facilitadoras para o usuário que necessite denunciar um crime ou suspeito, além de contribuir para as ações investigativas”, destacou Ulisses.

Ambas as ferramentas foram desenvolvidas por técnicos da área de informática da SSP e contam com recursos que auxiliam no envio de fotos, vídeos e áudios de ocorrências, contribuindo para a elucidação de crimes.

Através do 181, é possível denunciar ocorrências de criminalidade com a garantia do sigilo de quem passa a informação. As denúncias podem ser feitas pelo telefone, site e aplicativo.

O serviço também atua em denúncias referentes à venda ilegal de gás de cozinha, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de arma de fogo, localização de foragidos e pessoas envolvidas com roubo a banco e prática de homicídio.

Além do troféu, a equipe que desenvolveu o aplicativo e site do Disque-Denúncia recebeu um valor de R$ 2 mil pela classificação.