Ações em prol saúde do trabalhador na SSP viram referência para outras instituições

Por ASCOM às 26/04/2019 08:29

 

No mês de abril, atividades são intensificadas para que servidores adotem cultura permanente de prevenção de acidentes no trabalho

Texto de Luciana Beder

O local de trabalho é praticamente a segunda casa de todo profissional. E da mesma forma, merece estar em boas condições, assim como nossa saúde. Com o objetivo de proporcionar um ambiente ocupacional mais seguro e saudável, o Núcleo de Qualidade de Vida (Qualivida) da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) realiza diversas ações e é referência para outras instituições.

Segundo o chefe do Núcleo, Emerson Moura, o Qualivida foi criado em 2015, mas as ações já vêm sendo desenvolvidas há alguns anos, com a proposta de atuar na valorização profissional, por meio de quatro eixos.

“Nós trabalhamos com um eixo educativo, que são as palestras e cursos, um de segurança no trabalho, que é voltado às normas de segurança no trabalho, um de promoção à saúde, onde trazemos vacinação, consultas médicas e outras ações de saúde, e o de assessoramento, que é a assessoria que nós damos aos órgãos de Segurança Pública para que eles desenvolvam essas ações em suas instituições”, explicou Moura.

Por meio do eixo de assessoramento, o Núcleo expandiu as ações de prevenção de acidentes a outros órgãos da Segurança Pública de Alagoas, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar (PM). “Constantemente, fazemos reuniões e palestras para essas instituições para que elas criem suas comissões de qualidade de vida e comecem a trabalhar com foco nessa área de valorização profissional”, disse o chefe do Núcleo.

Moura também listou algumas ações promovidas no primeiro semestre deste ano, como aula de saúde e segurança no trabalho para alunos do curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e palestra para qualificação dos alunos do curso de formação de praças da Polícia Militar, campanha de prevenção a Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) e palestra sobre saúde e segurança no trabalho na Secretaria de Educação.

Nos meses de abril, as atividades do Núcleo são intensificadas devido à campanha nacional Abril Verde, que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais.

“Temos muitos acidentes tanto no meio público como no privado e, na área de segurança no trabalho, a principal ferramenta é a prevenção. Então a gente busca mostrar o que é a segurança no trabalho, a importância da prevenção, o que é um acidente no trabalho, que muitas vezes o servidor não sabe caracteriza-lo nem identificar os riscos ambientais relacionados à sua atividade, para criar uma cultura de prevenção no ambiente ocupacional”, afirmou o chefe do Núcleo de Qualidade de Vida.

Neste ano, o Núcleo escolheu o tema ‘Primeiros Socorros’ para enaltecer a campanha de prevenção de acidentes. “Planejamos realizar um treinamento, em parceria com o Núcleo de Ensino da SSP, para servidores de vários setores, para eles saberem como agir na prática. As nossas ações têm uma adesão muito grande, a gente vê que o pessoal participa bastante e isso é muito importante para promover a valorização profissional”, finalizou Moura.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL