Governador inaugura CISP e anuncia convocação de 800 policiais militares

Por ASCOM às 08/05/2021 10:54

Entrega do equipamento e de novas viaturas para PM e Polícia Civil vai fortalecer segurança em Porto Real do Colégio; formatura de militares acontece no dia 17

Texto de Agência Alagoas

A inauguração de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) foi uma das principais entregas que o Governo de Alagoas levou para a cidade de Porto Real do Colégio – situada a 172 km da capital, na divisa com o estado de Sergipe – na manhã desta sexta-feira (7). Na ocasião, além de assinar Ordem de Serviço (OS) para realização de obras de infraestrutura e de entregar 38 mil quilos de sementes para agricultura familiar no município, o governador Renan Filho anunciou a formatura de 800 novos policiais militares no próximo dia 17, ampliando assim o contingente operacional e de patrulhamento em todo o estado.

“Essa era uma demanda que as pessoas tinham aqui. Vamos entregar um efetivo policial reforçado e garantir mais segurança para o povo de Porto Real do Colégio e para a divisa de Alagoas com Sergipe”, disse o governador. “O CISP vai aumentar o efetivo de três policiais para 12 policiais por dia e vai aumentar de uma viatura pequena para três viaturas de grande porte, e uma viatura nova para a Polícia Civil”, explicou Renan Filho.
O fortalecimento da Segurança Pública se tornou uma das principais marcas da atual gestão, como declarou o chefe do Executivo estadual, durante fala ao lado do prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Popular, de secretários de Governo, políticos e outras autoridades. “Quando eu assumi, Alagoas era um dos estados mais violentos do Brasil. Maceió chegou a ser a quinta capital mais violenta do mundo. Num estado em que se chegou a matar 15 pessoas por dia, hoje, estamos há 48 horas sem homicídios”, comemorou o gestor.
A compra de novos armamentos e de viaturas blindadas reforçou o aparato policial e garantiu mais eficiência na atuação das forças de segurança. “Hoje, nós temos o melhor armamento do Brasil. Agora, o bandido sabe que se vier assaltar na divisa de Alagoas ou se vier aterrorizar a cidade de Porto Real do Colégio ou qualquer outra da região, ele vai enfrentar um policial jovem e recém-concursado, com salário em dia, animado para trabalhar, com os melhores equipamentos e com uma viatura blindada. Por isso, ele não enfrenta e vai para outros lugares”, destacou Renan Filho.
Novos policiais, mais CISPs e concurso público
Os investimentos do Governo de Alagoas em Segurança Pública continuam. Durante a solenidade, o governador anunciou a formatura de 800 novos policiais militares, que ocorrerá no próximo dia 17 de maio. E além do CISP de Porto Real de Colégio – o 28º equipamento do tipo inaugurado pela gestão –, nos próximos dias, está prevista a entrega de mais quatro novos CISPs, respectivamente, nas cidades de Craíbas, Novo Lino, Rio Largo e Palmeira dos Índios.
“A nossa meta é chegar a 50 CISPs. Será uma marca muito robusta”, apontou Renan Filho. “Estaremos chamando 800 policiais e já estamos com concurso aberto para mais mil, e temos concurso também para bombeiro militar, policial civil, delegado, toda a área da saúde e para professores, procuradores de Estado e outras áreas. Serão seis mil novos profissionais no serviço público de Alagoas nestas diversas categorias”, acrescentou.