Segurança ganha reforço no município de Jequiá da Praia com inauguração de CISP

Por ASCOM às 20/06/2022 11:27

A unidade do Cisp tipo I vai beneficiar também outros municípios da região sul do Estado

Texto de Fábia Assumpção/Agência Alagoas e Ascom SSP

Jequiá da Praia, a 61 km de Maceió, é o mais novo município alagoano comtemplado com um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A unidade foi inaugurada na tarde da última quarta-feira (15), pelo governador Paulo Dantas, e vai beneficiar outros municípios da região sul do Estado. A construção do Cisp tipo I envolveu recursos na ordem de R$ 2.549.000,00, oriundos do Tesouro Estadual. Durante a execução da obra foram gerados 25 empregos diretos e mais 35 indiretos.

Ao todo, já foram construídos, entregues e estão em operação 37 Cisps e estão em construção mais 10 para atender várias regiões do Estado. O Cisp serve como base para a Delegacia da Polícia Civil e Batalhão da Polícia Militar, e será distribuído da seguinte forma: Polícia Civil: um delegado, seis agentes policiais, dois escrivães, um agente policial motorista e uma viatura S-10. Na área da Polícia Militar são seis policiais militares, com três viaturas, sendo uma delas para a Força-Tarefa.

O Cisp Tipo I é composto por dois alojamentos, um vestiário; uma sala de reuniões, uma sala reserva, recepção, copa, dois solários, três salas para a Polícia Civil, duas salas para a Polícia Militar, duas celas com duas vagas cada e três banheiros, sendo um feminino e um masculino e um com chuveiro.

O governador Paulo Dantas disse que a segurança pública é fundamental para garantir o bem-estar de todos. “Teremos homens e mulheres aqui para garantir a segurança de todos, em especial às mulheres vítimas de violência”, afirmou.

Os outros Centros Integrados em funcionamento estão localizados nos municípios de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José da Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Pilar, São Sebastião, Taquarana, Marechal Deodoro, Maribondo, Lagoa da Canoa, Coruripe, Joaquim Gomes, Porto Real do Colégio, Craíbas, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto de Pedras, Palmeira dos Índios, Piaçabuçu, Rio Largo, Penedo e Piranhas.

Estão em construção: uma unidade do tipo III em Santana do Ipanema; uma unidade do tipo II em Atalaia e dez do tipo I, no distrito de Pindorama, em Coruripe, Traipu, Paripueira, Cacimbinhas, Inhapi, Água Branca, Colônia Leopoldina, Barra de São Miguel, Estrela de Alagoas e Anadia que, em breve, serão entregues à população.