Segurança Pública participa de Curso Internacional de Polícia Comunitária no Japão

Por ASCOM às 16/11/2016 15:51

Chefe de Articulação Política de Prevenção da SSP trouxe experiências que podem ser aplicadas em AL

Texto de Eva Pimentel

O chefe de Articulação Política de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, Iran Rêgo de Melo, participou do Curso Internacional de Polícia Comunitária, realizado no Japão, entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro de 2016. Melo é capitão da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e coordenador Estadual de Polícia Comunitária.

 

Uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) oportunizou a 15 representantes do policiamento comunitário brasileiro, o conhecimento na fonte da filosofia de polícia comunitária japonesa.

 

Nas cidades de Tóquio, Chiba, Kyoto e Osaka, os brasileiros visitaram as bases comunitárias nas áreas urbanas Kobans e as bases comunitárias nas zonas rurais Chuzaishos. Lá, ocorreu a troca de experiências entre os brasileiros participantes do curso e os japoneses. Cada lado mostrou as experiências e modelos aplicados em seus países e respectivos estados.

 

 

O modelo de policiamento comunitário alagoano segue os moldes japoneses que se tornou referência no seguimento policial comunitário.

 

Experiência in loco

 

Durante o curso, foram vivenciadas várias oficinas, inclusive com a participação de campanhas com a comunidade nas ruas de Tóquio. O curso teve em sua grade curricular palestras, visitas às escolas públicas japonesas, atividades de acompanhamento dos policiais em suas atividades de rotina e entrevistas com a imprensa local.

 

“Apesar de serem dois países de culturas tão diferentes, a Polícia Comunitária pode ser desenvolvida e adaptada à realidade   alagoana, tendo em vista que a filosofia prevê as atualizações de acordo com cada momento e localidade. Além do que, a melhoria da relação entre as polícias e a sociedade pode colaborar com a qualidade da prestação de serviço no âmbito da segurança pública”, destaca Melo.

 

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL