Forças de Segurança realizam treinamento de prevenção a ações do “Novo Cangaço” em Maceió

Por ASCOM às 16/03/2023 19:52

Dinâmica é realizada periodicamente e tem o objetivo de aperfeiçoar o tempo de resposta nessas ocorrências

Texto de Paula Berle

Integrantes das forças de Segurança Pública de Alagoas participaram, nesta quinta-feira (16), de um exercício simulado que tem como objetivo preparar a tropa para possíveis ataques às instituições financeiras de Maceió. 

O treinamento, coordenado pela Polícia Militar de Alagoas (PMAL), por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), teve início com bloqueio das principais entradas da cidade e seguiu ao longo do dia, com as ações que visam capacitar os profissionais sobre como evitar a fuga dos criminosos e retomar os reféns nesse tipo de ocorrência. 

A dinâmica contou com a participação de profissionais da Polícia Civil, Militar e Científica, do Corpo de Bombeiros, do Grupamento de Operações Aéreas, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

Segundo o comandante do Policiamento da Capital, Coronel Pedro Moura, a  instrução é realizada periodicamente. “Essa é uma ação desenvolvida anualmente a fim de evitar surpresas futuras, no que diz respeito a essas ações criminosas”, afirmou. 

Esse tipo de delito, onde criminosos fortemente armados fecham as cidades para cometer crimes contra instituições financeiras, como agências bancárias , é conhecido como “Domínio de Cidades” e vem sendo cometido em diversas regiões do país por organizações criminosas conhecidas como “Novo Cangaço”. 

Ao longo dos últimos meses, Alagoas vem se tornando uma referência no treinamento de tropas para lidar com situações como essa. A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) já realizou capacitações e simulações para lidar com esse tipo de delito nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Japaratinga e Porto Calvo. O último treinamento aconteceu no Centro de Maceió e teve a cooperação de profissionais da segurança pública de diversos estados do Nordeste.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL