Governo de Alagoas e Prefeitura de Poço das Trincheiras assinam acordo para instalação de posto do Instituto de Identificação

Por ASCOM às 03/05/2024 09:55

Mais de 15 mil habitantes do município da região sertaneja serão beneficiados com a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Aarão José / Ascom Polícia Científica

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o prefeito de Poço das Trincheiras, Valmiro Costa, assinam nesta sexta-feira (03) um termo de cooperação técnica para autorização da instalação de um posto do Instituto de Identificação na cidade sertaneja. A sede própria beneficiará mais de 15 mil habitantes do município com a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Segundo a superintendência do Instituto de Identificação da Polícia Científica, o termo de cooperação prevê que o órgão irá capacitar os servidores e disponibilizar o sistema automatizado de identificação biométrica (ABIS), responsável pelo controle de solicitação e emissão do documento. Enquanto a prefeitura entra com a estrutura física, aquisição dos equipamentos e a disponibilização dos servidores para o atendimento aos cidadãos.

Seguindo o padrão da rede, o posto será instalado na Rua 7 de Setembro, s/nº, no Centro da cidade de Poço das Trincheiras. Quando entrar em atividade, ainda neste mês de maio, o novo posto irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com uma perspectiva de atendimento de 30 pessoas por dia.

O atendimento para emissão da 1ª e 2ª da carteira de identidade será realizado por meio de agendamento presencial na própria unidade, o que evitará filas de espera. Além de beneficiar os pocenses, a instalação da unidade irá facilitar o acesso à Carteira de Identidade dos moradores das cidades circunvizinhas, como Maravilha, Senador Rui Palmeira e Santana do Ipanema.

A criação do novo posto é uma parceria do Estado com o município por intermédio do deputado estadual Ronaldo Medeiros. O novo modelo de cooperação, implantado na atual gestão do Governado Paulo Dantas, visa baratear os custos da instalação dos postos e expandir a rede de atendimento, facilitando o acesso ao serviço público do cidadão alagoano.

Além de Poço das Trincheiras, o mesmo modelo de implantação do posto foi adotado no município de Igaci. Ainda este ano, estão previstas a expansão do Instituto de Identificação para as cidades de Paripueira, Junqueiro, Maribondo e Mara Grande, aumentando a cobertura da rede para 45 municípios com 53 postos de atendimento, uma das maiores do país.