Décimo curso de Entrevista na Atividade de Inteligência tem início em Maceió

Por ASCOM às 16/07/2024 10:25

Capacitação busca padronizar técnicas e procedimentos de entrevista na atividade de inteligência

Alan Fagner / Ascom SSP

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública de Alagoas, por meio da Chefia Geral de Inteligência Integrada (CHEII), deram início ao 10º Curso de Entrevista na Atividade de Inteligência. O curso, que possui uma carga horária de 48 horas, combina aulas teóricas e práticas e ocorre entre os dias 15 e 20 de julho, na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Maceió.

O principal objetivo do curso é padronizar técnicas e procedimentos de entrevista na atividade de inteligência, garantindo que os profissionais da Segurança Pública estejam capacitados para realizar entrevistas de maneira adequada, eficiente e eficaz. Além disso, o curso enfatiza a importância de atuar em conformidade com o estado democrático de direito, respeitando os direitos humanos e observando rigorosamente os aspectos legais, éticos e morais, bem como a doutrina nacional de inteligência de Segurança Pública.

Participam do curso agentes de diversas instituições, incluindo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), o Ministério Público Estadual (MPE), a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil (PC), Polícia Penal (PP) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM). O evento também conta com representantes dos estados de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Para o chefe-geral de Inteligência Integrada, delegado Gustavo Henrique Barros, o curso é extremamente relevante para o trabalho dos serviços de inteligência. Ele destaca que a participação de membros de diferentes forças e estados favorece a troca de conhecimento.

“Este curso é de suma importância para profissionais que atuam na inteligência e na investigação criminal. Nessas áreas, é comum a necessidade de obter conhecimentos, informações e dados relevantes por meio de entrevistas com diversas fontes humanas. Temos alunos de praticamente todos os órgãos de Segurança Pública, e o corpo docente é bastante diversificado, com instrutores de alto nível de várias forças”, disse.

O secretário Flávio Saraiva participou da aula inaugural do curso, onde deu as boas-vindas a todos os participantes.

“Espero que todos aproveitem ao máximo este momento de aprendizado e que o curso também contribua para fortalecer a integração entre as forças, algo que tem se mostrado muito eficiente e essencial em Alagoas para combater e reduzir a violência”, disse o secretário.