SSP entrega 18 equipamentos eletrônicos ao BPEsc e às Bases Comunitárias da PM

Por ASCOM às 16/07/2024 13:58

Entrega de produtos adquiridos em parceria com o Governo Federal ocorreu durante reunião trimestral com conselheiros comunitários

Roberison Xavier / Ascom SSP

A Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública entregou, na manhã desta terça-feira (16), equipamentos eletrônicos para os integrantes das Bases Comunitárias de Segurança da Polícia Militar e do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc).

Ao todo, foram distribuídos dez notebooks e oito projetores multimídias, adquiridos com recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No total, foram repassados para Alagoas R$ 2.967.200,00, que serão utilizados na execução das ações preventivas com foco no combate à violência no ambiente escolar.

De acordo com o chefe de Prevenção da SSP, tenente-coronel Iran Rêgo, esses investimentos se unirão a futuras aquisições, como a compra de viaturas, que já estão em fase de execução.

“Ainda este ano, realizaremos a entrega de viaturas para as oito Bases Comunitárias e também para o Batalhão Escolar com o objetivo de reforçar as ações de combate à criminalidade, em especial, na comunidade estudantil. Esses notebooks e datashows que estamos entregando vão auxiliar e muito nas ações de prevenção que já desempenhamos, como palestras de conscientização junto às comunidades”, afirmou o tenente-coronel Iran.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Sérgio Verçosa, que representou o secretário Flávio Saraiva, reforçou a importância dos investimentos que estão sendo promovidos em favor da segurança pública.

“A Segurança Pública está recebendo os maiores investimentos da história e a prevenção tem sido primordial no combate a todos os crimes. Recentemente, a SSP, junto a Seprev [Secretária Estadual de Prevenção à Violência], iniciou a Operação Orla Segura com o objetivo de coibir crimes e reforçar a ação social naquela região, criando novas dinâmicas para que a gente não deixe o crime vencer. Esses equipamentos que estão sendo entregues hoje também vão ajudar no processo contra a criminalidade junto ao futuro do amanhã, que são nossos alunos, e consequentemente, aos seus familiares, para que tenhamos uma cultura de paz cada vez mais forte entre nós”, disse o oficial superior.

Reunião trimestral do CIC

A entrega dos equipamentos foi realizada durante a 2ª Reunião Trimestral dos Conselhos de Integração Comunitários. Na ocasião, o chefe de Prevenção da SSP fez um balanço das ações realizadas pela pasta para buscar soluções para os problemas apresentados pelos representantes das comunidades no encontro anterior. Entre elas, o tenente-coronel Iran enalteceu o reforço do policiamento nas Bases Comunitárias.

“Dentro da demanda observada, a Polícia Militar incrementou o efetivo dos batalhões com os soldados recém-integrados e estes realocaram guarnições diretamente para as Bases. Esse aumento no policiamento comunitário vai motivar uma interação ainda maior com a população e, claro, ajudar na redução da criminalidade, que era um pedido dos conselheiros”, disse ele.

Em relação às demandas sobre a ampliação do Programa Ronda no Bairro, o superintendente de Prevenção à Violência da Seprev, Anax Bruno de Sá, esclareceu que a viabilidade deve ocorrer nos próximos meses. “Conforme estamos planejando, em outubro devemos fazer a implantação na região da Feirinha do Tabuleiro com cerca de 100 agentes e em 2025 o Programa deve chegar aos municípios de Arapiraca e Rio Largo. E nós da Seprev também podemos fazer o acompanhamento multidisciplinar, com psicólogos e assistentes sociais quando o projeto Na Base do Esporte retornar”, ressaltou.

Outras demandas também foram apresentadas, receberão a devida atenção da SSP e serão encaminhadas também junto aos demais órgãos envolvidos.

O coronel Verçosa também enalteceu a participação popular nas ações de segurança pública. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o trabalho voluntário tem sido crucial para o emprego de estratégias voltadas para o bem-estar de todos.

“Na segurança pública precisamos dos esforços abnegados de nossos policiais, que são vocacionados para isso, mas também precisamos do apoio da sociedade, que está sendo feito com essa integração, que não é de agora. Fico muito feliz como alagoano, como maceioense, em ter pessoas como vocês [conselheiros] envolvidas nesse trabalho. Parabéns pelo trabalho, porque ele é importante demais, só quem tem a ganhar é povo alagoano”, concluiu o militar.

Além dos presidentes e representantes dos Conselhos Integrados Comunitários, também participaram do evento o comandante do Batalhão de Incêndios do CBM/AL, tenente-coronel Kenzo Kishishita; comandantes de unidades da PM, tenentes-coronéis Luiz Santos – 1º BPM; Jasiel Andrade – 12º BPM; Flávio Barros – 13º BPM; Fernando Soares – BPEsc; e os majores Glaudson Jatobá – 4º BPM e Cletiano Navarro – 4ª CPM/I; e o subcomandante do 5º BPM, capitão Rodolpho Hamul, além dos militares das Bases Comunitárias de Segurança, instaladas em oito regiões de Maceió e Marechal Deodoro.