Entenda como funciona a liberação de vagas para emissão da carteira de identidade

Por ASCOM às 26/07/2024 11:02

Instituto de Identificação de AL estuda maneira de ampliar rede de atendimento, tornando serviço ainda mais acessível

Maria Costa* / Ascom Polícia Científica

A emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) do Instituto de Identificação de Alagoas continua sendo o serviço mais procurado nas Centrais Já! do Estado. Só na primeira semana de implementação do novo sistema, foram registrados 3.635 agendamentos, número 836.86% maior que o serviço de correção cadastral, segundo colocado no ranking de atendimento.

Mas, muita gente ainda tem dúvidas sobre como é feito o agendamento para atendimento na rede de postos do Instituto de Identificação de Alagoas. A superintendência o órgão reforçou, nesta quinta-feira (25), que existem duas modalidades de agendamento para emissão da nova CIN, que depende da modalidade da unidade de atendimento.

Para as Centrais Já da capital e do interior, o agendamento é totalmente on-line e as vagas são liberadas gradativamente no decorrer da semana, sem horário fixo, sendo necessário ficar atento. A acessar o sistema, a própria plataforma (https://ja.al.gov.br/) explica como funciona a liberação das vagas.

De sexta à noite até domingo, são liberadas 100% das vagas da segunda-feira e 20% das vagas de cada dia para os outros dias da semana. Já de segunda à quinta, o sistema libera 100% das vagas do dia seguinte e mais 20% para os dias subsequentes, havendo assim mais chances de garantir o novo RG.

Nos demais postos de atendimentos do interior do Estado, que não são Centrais Já!, e nas unidades que funcionam dentro das Centrais Integradas de Segurança Pública (Cisp), e nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca, o agendamento é presencial. Os interessados devem comparecer devem comparecer aos postos e agendar o atendimento.

AMPLIAÇÃO

O superintende do órgão, Antônio Ferreira, explicou que mesmo possuindo uma grande rede de postos, a gestão do Instituto de Identificação está buscando alternativas para melhor atender a população.

A superintendência estuda uma forma de ampliar o número de unidades e ações itinerantes beneficiando os cidadãos, principalmente aqueles em estado de vulnerabilidade socioeconômica.

“Estamos sempre procurando soluções, fazendo parcerias, realizando ações itinerantes com o intuito de facilitar o acesso ao serviço de emissão da carteira para os alagoanos. A pedido do governador Paulo Dantas, buscamos implementar ideias, reestruturar o órgão e modernizar para oferecer um atendimento ágil, seguro e acessível para todos”, afirmou Antônio Ferreira.

*Estagiária sob supervisão