Governador inaugura obras e anuncia investimentos em União dos Palmares

Por ASCOM às 26/08/2024 08:13

Foram inaugurados no município um Cisp Tipo III e um terminal rodoviário

Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas esteve em União do Palmares neste domingo (25) para uma série de inaugurações e anúncios que vão melhorar a segurança, infraestrutura e qualidade de vida da população.

Uma das principais novidades foi a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) tipo III, o primeiro do gênero no interior do estado. A nova unidade, equipada com tecnologia de ponta, reunirá diversas forças de segurança em um único espaço, permitindo uma atuação mais eficiente e integrada no combate à criminalidade.

Para a construção do Cisp tipo III, foram investidos mais de R$ 22 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Segurança Pública, numa parceria entre o Governo de Alagoas e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, do governo federal. Durante as obras foram gerados 150 empregos diretos e 100 indiretos.

Com dois andares, os ambientes estão divididos em 13 salas, sendo uma delas para o registro de Boletins de Ocorrência e uma sala para assepsia; três cartórios, 15 alojamentos, 12 vestiários, nove banheiros, cinco celas – entre elas, uma destinada para casos de flagrante delito e outra para menores infratores; dois solários, uma central de operações, garagem, posto de identificação, parlatório, refeitório, quadra poliesportiva, e amplo estacionamento, além do heliponto para pouso e decolagem de aeronaves.

No Cisp de União dos Palmares funcionarão as novas sedes do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da 11ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), beneficiando mais de 165 policiais, que atuarão de forma integrada fortalecendo ainda mais as ações estratégicas da Segurança Pública de Alagoas.

“Eu tenho um prazer enorme em ser parceiro da administração do prefeito Kil. No dia de hoje, a gente vai investir um valor superior a R$ 30 milhões, quando a gente soma os investimentos do Cisp, com essa rodoviária linda, moderna, novinha, além dos investimentos através do programa Mais Água Alagoas”, disse o governador.

“Vamos também doar títulos de propriedade para 129 famílias, essas pessoas vão ter a sua escritura, o seu registro, exercer plena cidadania, que é isso que nós queremos, e com certeza que é uma conquista muito grande para essas pessoas”, acrescentou.

O prefeito do município, Areski Freitas (Kil), lembrou que todas as vezes que o governador Paulo Dantas vai a União dos Palmares é para levar boas novas.

“É um mensageiro da alegria daqui da nossa cidade. Sempre trazendo obras importantes e estruturantes. Aqui em União ele tem sido muito parceiro da cidade. Além do Cisp e da rodoviária que estão sendo entregues hoje temos outras diversas obras aqui em parceria com o Governo de Alagoas”.

TERMINAL RODOVIÁRIO

No município, o governador também entregou à população o novo terminal rodoviário, uma obra realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem. A nova estrutura oferece mais conforto e segurança aos usuários, além de modernizar o transporte público da cidade.

Com investimento de R$ 2,5 milhões em um projeto arquitetônico moderno, a nova rodoviária conta com área adequada para embarques, desembarques e paradas de ônibus. Os transportadores complementares e mototaxistas também foram contemplados nesta obra, tendo espaço exclusivo para ambos.

O equipamento dispõe de guichês para transportadores alternativos e para transporte regular, espaço para mototaxistas, lanchonete, 16 boxes para os ambulantes que já vendiam seus produtos no antigo terminal rodoviário, banheiros, além de área administrativa.

HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Na área da habitação, foram entregues 129 escrituras do Conjunto Residencial Nossa Senhora Mãe dos Pobres. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Companhia de Habitação Popular de Alagoas (Carph) e o programa Moradia Legal do Tribunal de Justiça, garante a segurança jurídica e a posse definitiva dos imóveis aos beneficiários.

SANEAMENTO E ÁGUA POTÁVEL

O governador anunciou ainda investimentos do programa Mais Água no município, o que deve garantir o acesso à água potável e o tratamento adequado dos esgotos para um número maior de famílias.

EQUIPAMENTOS PARA SEGURANÇA PÚBLICA

Para fortalecer as ações de segurança pública, foram entregues um drone no valor de R$ 202.214,40 e 10 notebooks no montante de R$ 135.934,00, adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública – FNSP.

O evento contou com a presença dos deputados Isnaldo Bulhões (Federal) e Remi Calheiros (Estadual), de prefeitos e vereadores das cidades vizinhas, além de secretários do Estado e lideranças políticas da região.