Alagoas sedia 3º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência da Polícia Civil

Por ASCOM às 28/08/2024 10:27 - Atualizado em 29/08/2024 10:30

Evento reúne líderes e gestores da Polícia Civil de todo o Brasil para discutir inovação e boas práticas na Segurança Pública

Emanuele Lopes – Ascom PC-AL

O 3º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência teve início nesta terça-feira (27) no Resort Vila Galé, na Ilha da Croa, no município da Barra de Santo Antônio, Alagoas. O evento, que se estenderá até 30 de agosto, reúne líderes e gestores da Polícia Civil de todo o Brasil.

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades do setor de Segurança Pública, da área da Polícia Judiciária. O delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, compôs a frente de honra ao lado do delegado Juliano de Carvalho, diretor de Inteligência da Polícia Civil do Mato Grosso e coordenador do evento. Também estiveram presentes Heloísa Campos, delegada-geral da Bahia e presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), e o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, Rodney da Silva, entre outras.

Gustavo Xavier, ao abrir as falas, ressaltou a importância do encontro para a Polícia Civil. “É um momento muito importante para a Polícia Civil do estado de Alagoas poder sediar o terceiro Encontro Nacional dos Gestores das Polícias Civis, Tecnologia da informação, bem como da Inteligência. Para nós, é motivo de muita honra estar aqui à frente deste evento”, afirmou.

27

O delegado-geral destacou os desafios enfrentados pela Segurança Pública em Alagoas e como o Estado conseguiu contornar altos índices de violência e criminalidade através da adoção de boas práticas. Xavier enfatizou a necessidade de inovação e busca pela excelência: “Para fazer uma Segurança Pública de qualidade, não basta apenas cumprir com o nosso dever. Devemos sair da zona de conforto, buscar a excelência, e isso só é possível através da inovação”.

O delegado Juliano de Carvalho, coordenador do evento, destacou a importância da troca de informações promovida pelo encontro. “Para nós, é sempre uma alegria podermos reunir líderes de setores variados, tecnologia, delegados-gerais, para discutir Polícia Civil e entregar um produto de qualidade”, disse.

Heloísa Campos, presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, ressaltou a necessidade de investimento em tecnologia e capacitação dos servidores.

“A eficiência das nossas ações se reflete diretamente nas comunidades, e isso pode ser percebido através dos índices criminais que acompanham nossas instituições”, afirmou. Ela também enfatizou a importância do evento para fortalecer a troca de boas práticas entre as instituições.

Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, encerrou os discursos destacando o papel fundamental da Polícia Judiciária no combate ao crime organizado. Silva reafirmou o compromisso da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça em priorizar projetos, programas e ações estruturantes para a polícia.

Após a cerimônia de abertura, que ainda contou com uma apresentação do coral das crianças da Vila Emater, que faz parte de um projeto social apoiado pela PC de Alagoas, o evento prosseguiu com uma palestra ministrada por Rodney Silva.

O encontro visa promover a interação entre as diversas instituições policiais, facilitando a troca de experiências e a apresentação de novas tecnologias.

O delegado-geral Gustavo Xavier fez a entrega de uma homenagem institucional da Polícia Civil de Alagoas para diversas autoridades presentes no evento e algumas fundamentais para a organização e realização do 3º Encontro.

O evento segue acontecendo no hotel Vila Galé até o dia 30 de agosto de 2024 e, durante esse período, uma série de atividades e programações especialmente planejadas estão ocorrendo, com destaque para as diversas salas temáticas que têm sido palco de discussões profundas e interativas. Proporcionando aos participantes uma oportunidade única de troca de experiências, conhecimento e insights, enriquecendo ainda mais o aprendizado e a integração entre as Polícias Civis do Brasil.