SSP conclui Curso de Polícia Comunitária Aplicada

Por ASCOM às 30/08/2024 17:11

Curso formou três turmas de policiais militares em práticas de polícia comunitária

Alan Fagner / Ascom SSP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública concluiu o Curso de Polícia Comunitária Aplicada, uma iniciativa voltada para a capacitação de policiais militares em práticas deste tipo de policiamento. O curso ocorreu na Escola do Governo ao longo de três semanas e formou três turmas compostas por membros das Bases Comunitárias de Segurança, reforçando o compromisso da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) com a prevenção e o combate à violência.

A capacitação, concluída nesta sexta-feira (30), foi uma iniciativa da Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP e teve como aula magna, realizada no auditório do Tribunal de Constas do Estado de Alagoas, uma palestra sobre “A importância das Bases Comunitárias para o enfrentamento às organizações criminosas”. A atividade foi ministrada pelo do major Messias Mendes Freitas, gerente do Programa Nacional de Polícia Comunitária Aplicada da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O currículo do curso abrangeu uma ampla gama de disciplinas, incluindo Relações Pessoais, Chefia e Liderança, Atendimento aos Grupos Vulneráveis, Polícia Comunitária em missões de paz da ONU, Mediação de Conflitos, Mobilização Comunitária e Técnicas de Entrevista. Além disso, os participantes receberam treinamento em legislação específica do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), com foco em práticas alinhadas à Lei 13.675/2018, que estabelece diretrizes para a integração das forças de segurança pública em todo o país.

A formação visou não apenas aprimorar as habilidades técnicas dos policiais, mas também fortalecer a filosofia de policiamento comunitário, promovendo uma abordagem mais humana e próxima ao cidadão. A expectativa é que os conhecimentos adquiridos se traduzam em ações efetivas nas comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais segura e justa.

Ao todo, foram capacitados 89 policiais militares, entre oficiais e praças. Com isso, o chefe de Articulação Política da Prevenção, tenente-coronel Iran Rêgo, ressalta que todas as bases comunitárias contam com seu efetivo plenamente capacitado na execução de atividades e práticas de polícia comunitária.

“Tínhamos um grupo diversificado de policiais nas bases, com alguns tendo formação em polícia comunitária e outros não. Então, realizamos um nivelamento. Agora, todos foram submetidos a um treinamento que incluiu conteúdos teóricos e práticos, como a criação de documentos, elaboração de relatórios, além do uso dos sistemas e da documentação digital disponíveis no Copom e no CAD”, explicou o oficial.

Com a conclusão deste curso, a SSP também reafirma seu compromisso com a educação continuada dos profissionais de segurança e com a implementação de estratégias inovadoras de prevenção ao crime. A iniciativa representa um passo significativo na busca por soluções integradas para os desafios da segurança pública em Alagoas.