Ação rápida prende acusado de participar da chacina de Pilar

Por ASCOM às 01/02/2017 18:04

Além do acusado, mais três foram presos por associação ao tráfico no município

Texto de Eva Pimentel

Uma operação integrada entre as Polícias Civil e Militar foi desencadeada, nesta quarta-feira (1), no município de Pilar após um triplo homicídio durante a madrugada que chocou a população. Os resultados foram apresentados na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas.

As equipes da Asfixia, sob o comando do titular da delegacia de Pilar, José Carlos André, começaram buscas para identificar e prender os envolvidos da chacina que acabou vitimando Elizabete da Silva, de 41 anos, Guilherme Miguel Silva Filho, de apenas 2 anos e Ronilda Dayane da Silva, de 17 anos, que estava grávida de três meses.

De acordo com as investigações, o crime aconteceu por vingança ao assassinato de Sandra Maria da Silva, irmã do traficante José Ailton da Silva. José já tinha uma desavença com Ronilda e supôs que ela seria responsável pela morte de sua irmã, o que resultou na execução da chacina.

Segundo o delegado José Carlos, duas testemunhas foram à delegacia informar que dois indivíduos tinham acabado de invadir sua residência e atirado contra as vítimas.

O reconhecimento das testemunhas e seus relatos indicaram que José Ailton seria o mandante e executor do crime. E que a morte de Sandra teria sido encomendada por inimizades do próprio José, descartando a participação de Ronilda no crime.

A partir daí começaram as investigações e a ação que levou as equipes à boca de fumo de José que conseguiu se evadir do local e segue foragido. Lá, foram encontradas duas armas de fogo, uma delas utilizada na chacina, 2,5kg de maconha, uma quantidade de crack, 20g de cocaína, e uma quantia de 400 reais.

“À medida que a polícia vai neutralizando os chefes do tráfico, as organizações criminosas são atualizadas. Para se ter uma ideia, metade dos crimes que aconteceram em janeiro desse ano em Pilar, foram executados por José. Nesse caso específico: as provas deixadas na cena facilitaram a ligação dele ao crime. Temos digitais, sandálias, bonés e muitas marcas nas paredes”, concluiu o delegado José Carlos.

Delegado José Carlos deu detalhes do crime e explicou as ações realizadas

Junto ao material apreendido, foram presos Emiro Bezerra Silva, 42, deficiente físico, responsável por guardar armamentos e drogas, e Geraldo Messias da Silva, 34. Eles responderão pelo crime de tráfico, associação ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Além de Wedson Santos da Silva, 31, participante na execução da chacina.

O secretário Lima Júnior aproveitou a oportunidade para reforçar que a população não deixe de acionar o 181, Disque-Denúncia da SSP. “O principal envolvido nesse crime violento está foragido e pedimos que a sociedade alagoana nos ajude mais uma vez fornecendo informações cruciais para tirar esse bandidos de circulação”.

José Ailton da Silva, foragido. Denúncias devem ser feitas ao 181