Ações Comunitárias

VEM VER A BANDA TOCAR

Programa Vem Ver a Banda Tocar é um projeto da Polícia Militar de Alagoas iniciada no ano de 1998 e que leva um repertório com variados tipos de músicas ao público na Praia de Ponta Verde, próximo ao Iate Clube Alagoinhas. Realizado aos domingos, a partir das 10 horas, o programa conta com a presença maciça de pessoas da 3ª idade.

Com passagem por quase todo Estado de Alagoas e nos bairros da periferia de Maceió, o Programa Vem Ver a Banda Tocar tem em sua bagagem, rítmos como forró, xote, baião, samba, frevo, mpb, bolero, rumba e mambo, sendo estes três últimos os mais preferidos pelos idosos.

As músicas são relativamente tocadas conforme as festividades da época e com um repertório bastante animado. Participam do Programa, além da Banda de Música do Centro Musical da PM, as bandas da Academia da PM, do 3º BPM (sediado em Arapiraca) e da Orquestra Show de Alagoas, formada por civis e militares. Para os músicos, a alegria de todo o público é sentida do início até o final da apresentação. Eles dizem que com a continuidade do Programa, policiais e pessoas civis passam a se identificarem mais e mutuamente, num verdadeiro processo de cidadania.

Cerca de 300 pessoas comparecem aos domingos no Programa Vem Ver a Banda Tocar que apesar da prevalência dos idosos, atraem cada vez mais pessoas de outras idades e de diferentes classes sociais.

Fonte: Polícia Militar de Alagoas.


TENDA DA CIDADANIA

tenda-da-cidadaniaA Tenda da Cidadania é um programa de ação social que leva às comunidades carentes serviços na área de lazer, educação, saúde e cultura. A Polícia Militar de Alagoas, realizadora do projeto, vem, com o apoio de parcerias públicas e privadas ajudando na promoção e fortalecimento da cidadania.

As ações sociais desenvolvidas pela Tenda da Cidadania tiveram início no ano de 2003. Naquele ano, no período de 11 a 13 de julho, a comunidade do Alto da Alegria (Complexo Benedito Bentes) recebeu cerca de 9000 atendimentos em diversas atividades. Daí por diante o projeto virou uma realidade na vida das pessoas que necessitam de auxílio específico. Hoje ele conta com uma grande estrutura na qual, cada vez mais, consegue levar benefícios de cunho social à população dos bairros de Maceió e do Interior do Estado.

Fonte: Polícia Militar de Alagoas


PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA – PROERD

O que é o PROERD?

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) desenvolvido pelas Polícias Militares do Brasil através dos Batalhões de Policiamento Escolar, iniciou-se em 1983 na cidade de Los Angeles, Estados Unidos. Com base no projeto D.A.R.E. (Drag Abuse Resistance Education) o Programa vem se espalhando por todo o mundo na tentativa de prevenir o uso das drogas e da violência entre crianças e adolescentes nas escolas. Consiste numa variedade de atividades interativas, projetadas para estimular os estudantes a resolverem tais problemas que são uma realidade em suas vidas.

PROERD na Polícia Militar de Alagoas

A equipe do PROERD da Polícia Militar de Alagoas vem desde a implantação do Programa, em 1998, formando turmas de crianças e adolescentes, capacitando-os, a fim de evitarem o uso e o abuso de entorpecentes.

Projetos desenvolvidos: Curso de capacitação no PROERD e palestras em escolas.

Municípios já atendidos pelo PROERD: Maceió, Colônia de Leopoldina, Penedo, Santana do Ipanema e Arapiraca.

Aplicação do Programa

O programa é aplicado em parceria com as escolas, e é direcionado para crianças e adolescentes de 9 a 12 anos.

Durante 17 semanas, com uma aula ministrada por semana, ao londo de um semestre letivo, os instrutores do Proerd, que são policiais militares fardados, auxiliados por uma cartilha, contam com a ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores da ideas do PROERD para as demais salas de aulas e dos pais que alavancam o programa na família.

Lições do Programa

As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência as pressões dos companheiros às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Ao concluir a aplicação do programa, há uma solenidade de formatura, onde a criança receberá um certificado, com a participação dos pais, professores e representantes da comunidade.

Habilitação do Corpo Docente

O corpo de instrutores é composto por policiais militares voluntários, os quais são selecionados e submetidos a rigoroso treinamento, onde é observado a conduta moral elevada, auto-estima, experiência policial. O curso de habilitação, é composto por profissionais que atuam em áreas afeta à prevenção, como saúde, educação, medicina, psicologia e legislação.

Valores Sociais

Acreditando em um ideal, o Proerd tem como um de seus objetivos proporcionar o crescimento e desenvolvimento global de nossas crianças, tornando-os cidadãos críticos capazes de resistir a pressão para usarem drogas e ajudar no processo para construção de um tão sonhado país melhor.

Benefícios Comunitários

Os policiais militares especializados em orientar crianças sobre as drogas e a violência são exemplos de cidadanias; sua presença nas escolas traz segurança a toda comunidade escolar. As informações que são transmitidas aos alunos são sempre as mais atualizadas a respeito das drogas e dos vários tipos e dos tipos de abordagens, para que os estudantes tenham condições e postura equilibrada com relações as drogas de maneira pacífica, conscientizados das conseqüências de quem se transforma em um dependente químico e de quem entra para o tráfico de entorpecentes.

Como solicitar o PROERD?

Enviar ofício ao seguinte endereço:

Posto Policial do CEPA
Av. Fernandes Lima, S/N
Farol
Maceió, AL 57000000
Telefone: (82) 98884-6001 / (82) 3315-4740
Email: proerd-al@hotmail.com

Fonte: Polícia Militar de Alagoas.

 

 

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL