Segurança Pública realiza ação preventiva voltada à saúde da mulher

Por ASCOM às 21/10/2016 14:35

Evento foi idealizado pelo Núcleo de Qualidade de Vida, com o intuito de prevenir o adoecimento das servidoras do órgão

Texto de Gildo Júnior

Servidoras da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) tiveram uma manhã de harmonia, conscientização e sensibilidade, nesta quinta-feira (20), ao participarem de uma ação preventiva voltada à saúde da mulher. A iniciativa faz parte das atividades alusivas ao movimento Outubro Rosa, de combate ao câncer de mama. Além de palestras, foram oferecidos serviços de beleza, sorteio de brindes e consultas com ginecologista e endocrinologista.

“Foi um momento de sensibilização para que nós, mulheres, nos conscientizemos da importância não só de trabalhar diariamente e cumprir nossas atribuições, mas, também, de nos cuidar. Tivemos oportunidade de olhar para nossa saúde, pois, muitas vezes, na correria do dia a dia, não temos tempo para isso”, avaliou a secretária de Políticas da SSP, Luci Mônica, na ação organizada pelo Núcleo de Qualidade de Vida.

Ascom/SSP AL
O evento também propôs uma reflexão sobre a violência contra a mulher. O tema foi abordado pela superintendente de Políticas para a Mulher de Alagoas, Anne Caroline Fidelis de Lima, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). A palestrante abordou vários tipos de agressão e mostrou a importância de desconstruir estereótipos de gênero que estão atrelados à saúde da mulher.

“A iniciativa foi essencial para essas mulheres, já que boa parte vive constantemente situações estressantes, que causam o adoecimento emocional. São mulheres que, ao longo da vida, sofrem diversas pressões, não apenas por serem profissionais que lidam com a violência, mas, sobretudo, porque são mulheres, muitas vezes vítimas do preconceito na rua e no ambiente de trabalho. A gente apresentou a elas formas de lidar com isso e de denunciar essas agressões”, compartilhou a superintendente.

Na palestra ‘Saúde Mental da Mulher’, a psicóloga Ana Paula Sarmento levou às servidoras a mensagem de que, para cada uma delas, é importante perceber-se como mulher e despertar o cuidado por si mesma. “Cuidar do outro é muito bom, mas cuidar da gente é fundamental. É importante despertar as operadoras de Segurança Pública constantemente para esse autocuidado. Falei ainda que precisamos reconhecer nossos limites e procurar ajuda sempre que for preciso, e o psicólogo pode ajudar nesse processo”.

A enfermeira Socorro Alécio, do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), falou sobre saúde no ambiente ocupacional. “Orientamos que a mulher procure, cada vez mais, se programar para cuidar da própria saúde, tanto física quanto mental, e que se valorize, tenha amor próprio e se escolha antes de tudo, para que saiba identificar os fatores estressores no ambiente de trabalho e perceber que não deve ser foco de nenhum tipo de retalhamento”.

Os esclarecimentos sobre cânceres de mama e colo uterino foram repassados pela ginecologista Josenete Marques, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A médica esclareceu dúvidas das participantes e recomendou que as mulheres procurem as unidades básicas de saúde e o ginecologista, pelo menos uma vez no ano, para fazer exames preventivos e conhecer melhor o próprio corpo.

Aprovação das servidoras

A escrivã da Polícia Civil de Alagoas, Ranúzia dos Santos, disse ter adorado o momento com os profissionais da saúde. Ela, que dedicou grande parte da vida ao trabalho e à família, falou que passará a se olhar com mais atenção. “Aprendi a cuidar mais de mim, como mulher, pois sempre cuidei muito dos outros. Agora farei isso por mim”, compartilhou.

A futura soldado da Polícia Militar de Alagoas, Fernanda Alves, também aprovou a iniciativa, destacando que as atividades, embora sejam diferentes do conteúdo abordado no Curso de Formação de Praças, foram bastante instrutivas. “Para protegermos a sociedade precisamos cuidar da gente. O momento foi muito construtivo, de aprendizado e integração”, contou.

Novo tempo

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh), Cláudia Simões, também participou do evento. Ela parabenizou a iniciativa da SSP e lembrou que o cuidado com o servidor é uma das preocupações do atual governo.

“Alagoas vive um novo tempo. Antes, quando se falava em segurança pública, pensávamos apenas em combater a violência. Hoje falamos de prevenção, inclusive, do adoecimento dos servidores, que precisam estar bem para proteger os cidadãos. O evento foi uma iniciativa sensível do secretário Lima Júnior e da secretária-adjunta, Luci Mônica, para cuidar da saúde das servidoras. A sociedade também ganhará com isso”, avaliou.

O evento também recebeu o apoio da Chefia de Ensino da SSP. De acordo com o chefe do Núcleo de Qualidade de Vida, Emerson Moura, a ocasião comprova o compromisso da Segurança Pública com a valorização profissional e saúde das servidoras, atuando, de forma efetiva, na prevenção do adoecimento e acidentes de trabalho.