SSP desaprova posicionamento de diretor jurídico do Sindpol

Por ASCOM às 27/10/2016 15:39
LISURA

Dados estatísticos do órgão são verídicos e violência declina desde 2015

Em todo o Estado, as forças policiais se empenham diariamente no combate à violência(Foto: Adaílson Calheiros)

Texto de Dulce Melo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), consciente da sua lisura no tocante a todos os dados repassados à sociedade alagoana e, em respeito às forças policiais, que diariamente se empenham no combate à violência em Alagoas, desaprova o comentário do diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), durante protesto nesta quinta-feira (27), tentando incutir informações falsas e desvalorizando, inclusive, todo o trabalho dos colegas de instituição.

Em relação aos dados de Crimes Violentos Lentais Intencionais (CVLI), o secretário Lima Júnior ressalta a diferença com índices redutivos desde o início da gestão do governo Renan Filho.

Na gestão passada, de janeiro de 2013 a setembro de 2014, foram registrados 3.936 homicídios em Alagoas, enquanto nos primeiros 21 meses do atual Governo, o Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (Neac) contabilizou 3.211, perfazendo uma redução de 725 crimes no Estado, ou seja, quase mil mortes violentas a menos.

Já na capital alagoana, antes considerada a mais violenta do Brasil e a 5ª cidade mais violenta do mundo, nos primeiros 21 meses da gestão passada, correspondente ao período de janeiro de 2013 a setembro de 2014, Maceió chegou a 1.392 crimes violentos.

Já de janeiro de 2015 a setembro de 2016, no período de 21 meses da atual administração, foram computados 936 crimes. Ou seja, a capital declinou em 456 mortes violentas, comprovadamente, por meio de registros das polícias Civil e Militar.

Em relação aos crimes cometidos contra a vida na orla marítima, o secretário Lima Júnior é enfático quando afirma não fazer diferença entre a periferia e área considerada nobre.

“Crimes não têm peso diferenciado. Podem ocorrer no Vergel do Lago, Village Campestre, Benedito Bentes, Clima Bom, ou Ponta Verde, Francês, Maragogi, Delmiro Gouveia. Seja onde for, é vida em jogo. O homicídio ocorrido em frente ao Espaço 20, na Ponta Verde, foi elucidado e jamais poderia ser evitado, já que o autor confessou ter sido uma vingança, porque a vítima havia matado seu enteado há 15 dias e que o mataria em qualquer lugar”.

Segundo o secretário Lima Junior, a Segurança Pública nunca esteve tão viva. “Graças ao empenho e compromisso de todos que a integram as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e a Perícia Oficial, que vivem um momento diferenciado de integração em prol da sociedade alagoana”, completou.