Agentes da Segurança Pública refletem sobre direitos humanos, diversidade e racismo

Por ASCOM às 11/11/2016 13:57

Temas integram ação formativa destinada a servidores e cidadãos; atividades seguem até esta sexta-feira (11)

Texto de Gildo Júnior

A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) promove, nestas quinta (10) e sexta-feira (11), em parceria com a Fundação Cultural Palmares e o Instituto Raízes de África, o ‘I Ciclo de Formação em Direitos Humanos e Diversidades: Sistema Penal e Racismo’, destinado à capacitação e sensibilização de agentes da Segurança Pública e cidadãos. O evento ocorre durante a manhã e à tarde, no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares.

A secretária de Políticas da SSP, Luci Mônica, destacou o ineditismo da ação formativa na Segurança Pública alagoana e disse que a iniciativa, logo que foi proposta pelo Instituto Raízes de África, foi vista com atenção diferenciada pelo chefe da pasta, Lima Júnior.

“De imediato, entendemos a importância de tratar o tema com as nossas forças integradas. O secretário Lima Júnior abraçou a ideia e pediu empenho para a realização desse momento de discussão e reflexão extremamente importante, pois se trata de uma politica de proximidade das forças policiais, em especial, com temas relacionados ao racismo. É uma oportunidade de refletirmos sobre racismo, formas de abordagem e situação do negro na sociedade”, pontuou, destacando que a ação, na secretaria, foi planejada pela Chefia de Ensino Integrado, comandada pela pedagoga Suely Cavalcante.

Portas abertas

Discutir políticas de segurança pública com quem vivencia problemas sociais é uma das principais prioridades da SSP, que tem aberto as portas para cidadãos e representantes da sociedade que desejam construir em conjunto ações mais efetivas. Esse empenho foi notado pela diretora da Fundação Cultural Palmares, Carolina Nascimento.

“A SSP foi parceira imprescindível para a realização desse evento, pois o coronel Lima Júnior, desde a nossa primeira reunião, deixou claro que teríamos liberdade para discutir o tema com os agentes, se comprometendo, inclusive, com a mobilização para garantir a presença dos profissionais. Criamos uma parceria muito exitosa que permitirá a conscientização da sociedade e, sobretudo, do poder público, uma vez que discutiremos o papel das instituições no combate ao racismo”, compartilhou a diretora.

Temáticas

A iniciativa tem sido aprovada pelos servidores. Para o policial militar James Torres é uma oportunidade de atualizar os conhecimentos sobre os temas, uma vez que a temática é abordada com menor profundidade na formação dos agentes.

“As temáticas servem de formação continuada. Nossos currículos abordam os assuntos de forma menos específica, então é um momento interessante e muito bem-vindo porque prepara os profissionais para situações de adversidade que enfrentam no dia a dia. São conhecimentos que, em verdade, humanizam o profissional para lidar com as minorias. Vejo como uma ação de extrema relevância por parte da SSP”, opinou o tenente Torres.

Nesta quinta, as palestras são exclusivas para os agentes de Segurança Pública. Durante a manhã, eles obtiveram conhecimentos sobre ‘Estereótipos e Subjetividade: em Foco a Segurança Pública’, com o doutor em Psicologia Social Valter da Mata Filho; e ‘A importância do Estatuto da Criança e do Adolescente na Promoção da Igualdade Racial’, com o advogado Daniel Teixeira, que tem experiência em Direito Público e estudos sobre relações de trabalho e desigualdades.

À tarde, a ação formativa segue com palestras sobre ‘Consciência, Cognição e Segurança’, tema ministrado pelo doutor em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Júlio César Tavares; e ‘Dinâmicas Institucionais e Preconceito Social e Racial’, cuja abordagem será feita pelo advogado Evandro Piza, também doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Já nesta sexta, os mesmos temas serão ministrados, a partir das 8h, para o público externo. Os cidadãos interessados em participar das palestras deverão se dirigir até o local do evento e realizar suas inscrições.