SSP faz maior apreensão de crack na história do estado de Alagoas

Por ASCOM às 22/12/2016 16:37

‘Operação Feliz Ano novo’ foi realizada em conjunto com o Gecoc e retirou mais de 700 mil reais em drogas de circulação

Texto de Eva Pimentel

A Secretaria de Estado da Segurança Pública tem trabalhado firmemente no combate ao tráfico de drogas no estado e colhendo os resultados esperados pela população. Nesta semana a Operação Feliz Ano Novo, em parceria com o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), trouxe a maior apreensão de crack registrada na história do estado.

Há um ano o núcleo de investigação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) monitorava um dos principais traficantes do estado, que também vinha sendo investigado pelo Gecoc. Ao unir as informações e perceber o alvo em comum, as equipes iniciaram uma ação conjunta nos últimos quatro meses que acabou resultando na prisão dos traficantes e do material que dava suporte ao tráfico.

O promotor Hamilton Calheiros destacou a importância da integração das forças de segurança ao Gecoc, “Ao percebemos que se trava de um alvo de extrema periculosidade e que havia um fluxo de informações comum entre as equipes, houve uma cooperação mútua. Desde o processual ao operacional conseguimos frutificar esse trabalho em conjunto que nos deu uma ótima resposta”, afirmou o promotor.

O alvo principal da operação era Rosivaldo Barbosa dos Santos, vulgo “Val Arapiraca”, de 38 anos, que comandava a distribuição de crack, cocaína e outras drogas nos vários municípios alagoanos, e era referência na comercialização de entorpecentes.

A prisão dos traficantes aconteceu no município de Coruripe quando “Val Arapiraca” efetuava o pagamento de mais de 10 mil reais a “Louro”, em troca de um quilo de crack que seria transportado por Márcio Alan a um comprador ainda não identificado.

De acordo com o delegado da DRN, Gustavo Henrique, está foi uma das prisões mais importante do ano. “Alagoas tem cerca de 15 grandes traficantes, desses, apenas três estão soltos e o ‘Val Arapiraca’ era um deles. Ele era uma referência no mundo do tráfico, chegou a passar pelo sistema penitenciário, onde criou uma grande lista de contatos, o que facilitava suas ligações pelo estado. Com essa fonte (Val) cortada demos um prejuízo enorme ao tráfico de drogas”, enalteceu o delegado.

Também foram presos José Paulo Lourenço dos Santos, vulgo “Louro”, 33 anos, Quitério Silva de Souza, 31 e Márcio Alan Amáncio da Silva, 38.  Outro integrante do grupo que conseguiu escapar e segue foragido do sistema prisional é Laelson da Silva, ele cumpria pena por ter participado de roubo a banco na cidade de Palmeira dos Índios.

Rota da droga

Os delegados titulares da DRN, Gustavo Henrique e Rodrigo Sarmento, que coordenaram a operação, repassaram que as investigações indicaram que toda a droga foi trazida do estado de Minas Gerais por “Louro” e Quitério para serem distribuídas pelo estado. E por não terem contatos que viabilizassem a comercialização procuraram “Val Arapiraca” e “Laelson” que são antigos traficantes e têm uma vasta lista de contatos.

Material apreendido

Na casa do pai de “Louro”, localizada em Coruripe e servia como local de armazenamento foram encontrados e apreendidos quase 20 quilos de crack e cerca de 4,5 quilos de cocaína. As drogas apreendidas foram avaliadas em 500 mil reais.

Além dos entorpecentes encontrados, as equipes da DRN e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) conseguiram apreender na casa de “Val Arapiraca – que fica no município de Arapiraca – três automóveis (um Focus, uma EcoSport e um Ágile), uma moto potente de 1000 cilindradas avaliada em 40 mil reais, uma quantia de R$ 13.590,00 de dinheiro em espécie e mais de 70 mil reais em cheques.  Totalizando um prejuízo em cerca de 700 mil reais para o tráfico de drogas.

 

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL