Operação prende quadrilha que comandava tráfico de drogas na capital e interior de Alagoas

Por ASCOM às 17/02/2017 18:42

As prisões de onze pessoas aconteceram em cinco municípios do estado

Texto de Eva Pimentel

Coibir ações criminosas é prioridade nos planos da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), que realiza operações de forma integrada por toda Alagoas. E nesta sexta-feira (17), mais um resultado positivo foi apresentado à sociedade após uma ação desencadeada na capital, Zona da Mata e Agreste alagoano.

Após os ataques que aconteceram a Caixa Econômica Federal em Arapiraca e ao prédio público em Campo Grande, a Divisão Especial de Investigação e Captura (DEIC) iniciou investigações para identificar, localizar e prender os responsáveis pelo crime.

No município de Arapiraca, as investigações levaram aos suspeitos Maxwell Queiroz da Silva, vulgo “Pica-Pau”, 23, e Alison Ferreira da Silva, 19, que seriam responsáveis pelo ataque à Caixa Econômica, em Arapiraca. No momento da abordagem, ambos, reagiram e acabaram sendo atingidos, em troca de tiros com a polícia. Com eles foram apreendidas duas armas calibre 38, munições, um quilo de droga e um carregador de pistola Glock.

Outro suspeito, que também participou do ataque e tem participação em vários homicídios em Arapiraca, foi identificado como “Grampão”. Preso durante a semana em outra ação das forças de segurança, ele estava em posse de uma pistola 9 milímetros e já se encontra no sistema prisional.

Dando continuidade a investigação, as equipes passaram a procurar as demais partes da organização que agia também nos municípios de Novo Lino, Joaquim Gomes e Colônia de Leopoldina, com ramificações em Rio Lago e na parte alta de Maceió.

“A determinação de nosso secretário é de não cessarmos os trabalhos buscando e prendendo aquele que praticam crimes de todos os tipos seja na capital ou no interior do estado”, destacou o coordenador da DEIC, Mário Jorge.

Ao identificarem os líderes da organização mais uma ação integrada pelas equipes da DEIC, Delegacia Geral da Polícia Civil, 2º Seção, Batalhão de Operações Especiais, Radiopatrulha, 2ª Companhia Independente de Joaquim Gomes e Gecoc, deram cumprimento a mandados de busca, apreensão e prisão, em Joaquim Gomes, Rio Largo, Novo Lino e Maceió.

A organização além do envolvimento com o tráfico de drogas, associação ao tráfico prática de roubos e homicídios por todo o estado, foi responsável pelo ataque à Delegacia de Joaquim Gomes, onde foram queimadas uma viatura e parte da estrutura da delegacia.

Jailson Tavares, vulgo “irmão pequeno”, que se encontra no Presídio do Agreste, coordenava ações criminosas com Agnaldo José da Silva, vulgo “Gnaldo” que agia fora do sistema prisional.

Durante abordagem realizada na residência de “Agnaldo”, em Joaquim Gomes, as equipes da polícia foram recebidas a tiro. Durante o confronto quatro integrantes da quadrilha acabaram falecendo: o próprio Agnaldo, Bruno da Silva Campos, vulgo “Galego”, Anderson Alves dos Santos, vulgo “Bola” e Leandro José da Silva que era irmão de Agnaldo.

No município de Joaquim Gomes ainda foram presos Paulo Henrique Freitas Figueiredo da Silva, 19, e Maria Lourdes dos Santos, 42.

Em Maceió foram presos: Pollyane Correia Dos Santos, 32; Renata Cândido Teixeira, 32 e Helielson Da Silva Rêgo, “Paulista”, 24. Em Novo Lino foram: JORDANE TAVARES DE LIMA, 21; Gerson Tavares De Lima, 56 e Rafael José Da Silva, o “Fael”, 27. Já, em Rio Largo:  João Lucas De Alencar Vasconcelos Da Silva, o “Alemão”, 19.

Os presos foram apresentados na sede da SSP/AL. (Foto: Eva Pimentel)

O coordenador da DEIC, Mário Jorge, agradeceu o apoio da 17ª Vara Criminal da Capital e o suporte do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc).