SSP abraça campanha de prevenção a doenças relacionadas ao trabalho

Por ASCOM às 20/02/2017 10:25

Patologias no sistema musculoesquelético são responsáveis por grande parte dos afastamentos no ambiente ocupacional

Texto de Gildo Júnior

Quem trabalha diariamente com profissões como teleatendimento e enfrenta longas jornadas laborativas em frente ao computador, além de outras atividades ocupacionais, pode ter, depois de certo tempo, prejuízos relacionados à saúde. Dores no corpo, formigamento, sensação de peso e fadiga podem sinalizar o desenvolvimento de Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort).

 

Ao longo deste mês, entidades do mundo inteiro e profissionais da saúde e áreas afins orientam sobre como proceder para não ser acometido pelos problemas, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida (Qualivida), também abraça a causa, com apoio do secretário Lima Júnior.

 

“A SSP vem, mais uma vez, dentro das ações de promoção à saúde propostas para 2017, aderir a esta campanha, tendo em vista que as patologias combatidas acometem diversos profissionais e ocasionam constantes afastamentos no ambiente ocupacional. Nosso intuito é conscientizar para prevenir os problemas”, destacou Emerson Moura, chefe do Qualivida.

Chefe do Qualivida, Emerson Moura conscientiza servidores da SSP para prevenir doenças no ambiente ocupacional

O QUE SÃO?

 

As Ler e Dort abrangem um grupo de doenças relacionadas ao ambiente ocupacional que atinge, principalmente, os músculos, nervos e tendões, o que provoca irritações e inflamações em razão da sobrecarga do sistema musculoesquelético. Entre as patologias, destacam-se as tendinites.

 

Os problemas surgem em decorrência de esforços repetitivos, ritmo de trabalho intenso, necessidade de ficar parado em pé ou sentado por muito tempo, posturas inadequadas, além de desempenho de atividades em móveis e equipamentos inadequados, estresse constante no ambiente ocupacional, esforço físico, força intensa e trabalho monótono.

 

COMO EVITAR

 

Veja algumas dicas que o Núcleo de Qualidade de Vida da SSP separou para prevenir os problemas:

 

– Fazer pequenas pausas durante o trabalho para relaxar;

– Praticar alongamentos;

– Adotar postura corporal no ambiente do trabalho (ver ilustração);

– Sentar apoiando os pés no chão;

– Manter o mouse junto ao teclado durante o uso do computador;

– Manter a linha superior do monitor no máximo até a altura dos olhos;

– Exercitar-se fisicamente durante pelo menos 30 minutos, de três a quatro vezes por semana, sob orientação de educador físico;

– Beber água regularmente;

– Usar móveis planejados com recomendações ergonômicas (medidas, conforto e segurança).

 

Mesmo com as orientações, Emerson Moura recomenda que, caso os sintomas mencionados sejam sentidos, os profissionais procurem atendimento médico com reumatologistas e ortopedistas para a realização de diagnóstico preciso. “Só assim é possível fazer os exames necessários e dar início ao tratamento o quanto antes, se os problemas forem, de fato, detectados”, explicou.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL