Segurança Pública apresenta planejamento para o carnaval e garante reforço policial nos municípios alagoanos

Por ASCOM às 23/02/2017 11:36

Serão 7.700 servidores, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e policiais rodoviários federais, trabalhando no carnaval 2017

Texto de Amélia Sandes

A Secretaria de Estado da Segurança Pública apresentou o plano de carnaval de suas forças operacionais, dando garantia do reforço no policiamento de todos os municípios alagoanos. A exposição ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22, com a presença dos gestores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária Federal. O policiamento será avivado entre os dias 24 de fevereiro a 01 de março.

Pelo menos 7.700 servidores da Segurança Pública estarão distribuídos nos 102 municípios alagoanos, para garantir que os festejos de carnaval não saiam do circuito da alegria.

Além dos serviços rotineiros em postos de policiamento, hospitais, grupamentos e delegacias, todas as forças de segurança traçaram planejamento para abraçar todos os municípios, além de reforçar a segurança em polos de folia na capital e em cidades com histórico de festejos momescos.

A Polícia Militar disponibilizará 5.244 policiais, em escala especial, marcando presença preventiva, ostensiva e de patrulhamento em todo o Estado. As guarnições atuarão em todos os pontos de festejos confirmados pelas prefeituras.

“Suspendemos férias e licenças dos policiais para garantir o carnaval e reforçar o policiamento, mesmo nas cidades onde não haverá folia. O policiamento diário continua”, garantiu o comandante geral da Polícia Militar, Marcos Sampaio.

O Corpo de Bombeiros Militar irá expandir seus postos operacionais com guarda-vidas em balneários com maiores probabilidades de aglomeração como Japaratinga, Porto de Pedras, Piaçabuçu, Jequiá de Praia, Piranhas e Traipu. As cidades com grupamentos de bombeiros continuam com seus efetivos operacionais diários. O efetivo empregado na Operação Carnaval será de 612 bombeiros militares.

A Polícia Civil disponibilizará 28 delegacias de plantão. Destas, 26 atuarão com foco no carnaval. A Delegacia Interativa manterá equipe plantonista para confeccionar os Boletins de Ocorrência (BOs), pela internet. Permanece a escala normal de trabalho de 24 horas para facilitar os registros, por meio do endereço eletrônico: www.delegaciainterativa.al.gov.br.

“O planejamento da Polícia Civil começa a ser executado no dia 24 e encerra no dia 28”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira.

Serão 1.644 policiais trabalhando no carnaval de 2017.

Os efetivos da Segurança Pública de Alagoas trabalharão integrados à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que incluiu a Operação Carnaval em sua Operação Rodovida, iniciada em 16 de dezembro de 2016. “Estaremos com 200 policiais trabalhando no carnaval, a partir da meia noite da sexta-feira (24) até a Quarta-feira de Cinzas (01)”, enfatizou José Bernardes Filho, chefe da Comunicação da PRF.

Além das atividades ordinárias, a PRF estará com equipes fiscalizando alcoolemia, excesso de velocidade e uso de cintos de segurança, com foco na proteção das crianças.

O secretário de Segurança Pública de Alagoas, Lima Júnior, segue apostando na união entre os órgãos para inibir ações criminosas e certificar que os foliões não ultrapassem a lei e a ordem no período de folia.

“Todas as forças de segurança estão integradas com o único objetivo de que Alagoas tenha um carnaval tranquilo”, assegurou o secretário.