Criança foi assassinada por outro menor após xingamento, conclui inquérito apresentado em coletiva

Por ASCOM às 17/03/2017 06:25

Samuel Gomes dos Santos, de 7 anos, foi encontrado morto no último dia 9 com o corpo parcialmente carbonizado e em estado de decomposição avançado

Texto de Lucas Thaynan

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AL) apresentou em coletiva à imprensa, na manhã desta quinta-feira (16), os detalhes da elucidação do inquérito que apurou as causas da morte do garoto Samuel Gomes dos Santos, de 7 anos. A investigação, realizada pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), revelou que um outro menor, de 13 anos, foi o autor do crime e a motivação teria sido um xingamento.

Responsável pelo caso, a delegada Daniela Alves explicou que a criança foi morta no dia 4 deste mês, em uma grota do bairro de Chã da Jaqueira, e contou detalhes de como o crime ocorreu: “O Samuel foi para este local brincar com mais quatro amigos. Em um determinado momento, ele teria xingado a mãe de um deles, de 13 anos, que não gostou e revidou estrangulando-o”, revela a delegada.

O secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, também participou da coletiva e parabenizou o trabalho da Delegacia de Homicídios e se disse consternado com o desfecho do caso. “Isso choca a todos, por se tratar de um crime brutal e sem nenhuma grande motivação aparente e cometido por um outro jovem”, lamenta.

O CASO

Samuel Gomes foi dado como desaparecido no dia 3 de março, e a família só encontrou o corpo no dia 9. Um exame foi realizado pelo Instituto Médico Legal (IML) no cadáver, que estava parcialmente carbonizado e em estado de decomposição avançado.

Um dos jovens que testemunhou o crime, com requintes de crueldade, teria ocorrido após um ataque de abelhas, que fez com que as outras três crianças que estavam no grupo saíssem do local, ficando sozinhos Samuel e o adolescente de 13, quando logo após ocorreu o desentendimento e posteriormente o assassinato.

No dia seguinte ao crime, o jovem de 13 anos, na companhia de outro, subiu o morro onde ocorreu o homicídio e ateou fogo no corpo de Samuel, isso – segunda a delegada – para tentar dificultar o reconhecimento do cadáver.

A delegada também informou que durante o interrogatório, o autor deu ao menos três versões do crime, que não se sustentaram. “Ele é bastante dissimulado, e as versões eram bem elaboradas, mas conseguimos fazer com que ele confessasse”, descreve a delegada Daniela Alves.

O coordenador da Delegacia de Homicídios, delegado Fábio Costa, informou que está trabalhando para prender o jovem. “O autor ainda não foi apreendido pela polícia, pelo fato da mãe só ter nos notificado muito tempo depois do homicídio, o que já não mais se configura como crime em flagrante”, explica.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL