Força Tarefa e radiocomunicação digital chegam à Arapiraca

Por ASCOM às 02/05/2017 16:54

Governo de Alagoas reforça segurança da população e dos policiais com investimentos em viaturas e equipamentos.

Amélia Sandes

Mayara Melo

Fotos: Carleane dos Santos

A Força Tarefa e a radiocomunicação digital chegaram a Arapiraca para apoiar as ações policiais do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e agilizar a comunicação entre as guarnições e o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp). Nesta terça-feira (02), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSPAL), inaugurou os serviços na Capital do Agreste.

A Força Tarefa é a nova forma de patrulhamento preventivo feito por integrantes da Polícia Militar que se dispõem a trabalhar durante as folgas, sendo remunerados pelo serviço extra. A bordo das viaturas amarelas, a Força Tarefa inibe alguns tipos de crimes, além de levar a sensação de segurança à população. A partir desta terça-feira, dez viaturas passaram a compor a frota do 3° BPM, em Arapiraca, numa injeção contra criminosos que atuam na cidade.

“Os policiais que estão na Força Tarefa são os mesmos que trabalham nos batalhões e companhias. Esse policiamento é um reforço na atividade ostensiva. Estamos agindo para dar mais segurança ao arapiraquense e para tirar criminosos das ruas”, explicou Lima Júnior, secretário de Segurança Pública de Alagoas.

RADIOCOMUNICAÇÃO DIGITAL

No evento em que o Governo de Alagoas entregou as viaturas, também foram entregues aos policiais os novos rádios para comunicação entre guarnições e as mesas de emergência do Ciosp. O sistema é uma rede privativa de segurança, 100% disponível para os operadores de segurança pública. Ele funciona de forma integrada com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Perícia Oficial.

Segundo o chefe de Comunicações da SSPAL, Thiago Chagas, o sistema digital é seguro porque não há possibilidade de ser copiado.

“O sistema permite várias formas de comunicação além de uma divisão de grupos que disciplina a conversação, priorizando uma chamada, com qualidade na voz, facilitando na atuação da segurança”, salientou

Chagas também mencionou outros ganhos no sistema digital, como a disponibilidade da comunicação na rua sem saturação de linha. Para ele, é a principal conquista.

“É possível falar com todos os operadores da radiocomunicação digital ao mesmo tempo, sem que alguém precise atender a chamada, gerando um ganho no serviço”, sintetizou o chefe de Comunicações.

O sistema de radiocomunicação foi inaugurado em Maceió em novembro de 2016 e está em expansão. Depois de Arapiraca, Penedo será a próxima cidade a contar com o sistema que já está em fase de teste.

A expansão para todo o Estado é a meta da Secretaria de Segurança Pública e já está em processo no Ministério da Justiça. Outros municípios serão alcançados, como São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Junqueiro, Igreja Nova, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas, Maribondo, Mar Vermelho, Igaci, Batalha, Traipu, Lagoa da Canoa, entre outros.