Policiamento integrado tem a simpatia de servidores e população

Por ASCOM às 22/05/2017 16:03

Sete municípios já possuem a moderna estrutura destinada aos policiais militares e civis

A unidade do Cisp mais recente foi inaugurada na cidade de Cajueiro, dia 17 de maio, e marcou o início das atividades da Força Tarefa no município(Foto: Márcio Ferreira)

Texto de Amélia Sandes

Os Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp) levam aos municípios uma nova expectativa sobre a segurança da população e qualidade de trabalho para policiais civis e militares. A unidade mais recente foi inaugurada pelo governador Renan Filho, na cidade de Cajueiro, no último dia 17, e marcou o início das atividades da Força Tarefa no município.

A destinação de recursos financeiros do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) possibilita a construção da estrutura policial integrada que já está presente em sete cidades de Alagoas. Modernas instalações e facilidade no atendimento ao público são duas das fortes características dos novos prédios da Segurança Pública de Alagoas.

A ideia do Governo do Estado é retirar os policiais de estruturas físicas improvisadas e decadentes e colocá-los em instalações propícias para o atendimento ao público e para atender às necessidades de planejamento operacional e melhores acomodações.

Os Centros Integrados de Segurança Pública possuem 286 m² de área construída, destinados a abrigar policiais civis e militares, atender a população em assuntos de segurança e abrigar criminosos presos pelos policiais. Sim, os Cisps têm celas.

“Isto aqui é uma estrutura melhor, um passo para uma situação favorável”, declarou o delegado Bezerra de Melo.

A soldado Tâmara Cirino estava na reserva técnica da Polícia Militar desde 2012, foi convocada e este ano passou a servir à sociedade no 4º Batalhão de Polícia Militar. Ela demonstrou satisfação com as novas instalações onde passou a trabalhar.

“O Cisp trás benefício para a população, o tempo-resposta nas ocorrências será menor, a logística será melhor e o trabalho operacional será mais ágil”, lista a policial.

A guarnição de Tâmara tirou o primeiro serviço no Cisp de Cajueiro.

Interiorização

Além de Cajueiro, neste mês de maio foi inaugurado o Cisp de Ouro Branco e assinadas ordens de serviço para a construção de outras unidades em São Luís do Quitunde e em Viçosa. Mais três municípios estão na iminência de terem as obras iniciadas.

A meta do Governo do Estado é atingir 20 unidades até o final do ano. A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) espera reduzir os índices de violência em até 40% nas cidades contempladas e regiões circunvizinhas.

A inovação predial e o trabalho em conjunto das polícias alagoanas têm chamado a atenção de lideranças e da população dos municípios alagoanos.

“Temos expectativa que, com o Cisp, melhore a segurança de nossa cidade. Quando soube do que se tratava, minha impressão sobre o serviço integrado foi a melhor possível”, relatou o funcionário público João Luís.

O juiz Maurício Brêda, que já foi presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública, continua acompanhando de perto os passos da SSP e diz que a estrutura física dos Cisps são uma inovação feita para durar. Na visão do magistrado, o modelo vem de um estudo sério, direcionado e destinado a durar por várias gerações.

“O Cisp é um sistema de Segurança Pública; uma inovação estratégica que jamais poderá ter retrocesso. Alagoas tem que avançar. O Cisp foi uma criação fantástica para o Estado de Alagoas”, define o juiz.