Secretário executivo da SSP participa de Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no Acre

Por ASCOM às 27/10/2017 14:02

Estados discutiram estratégias integradas para o turismo, segurança e comunicação

Texto de Vanessa Siqueira

O Estado do Acre recebeu, nesta quinta-feira (26), governadores, secretários de Segurança Pública e outros gestores de vários estados do País para discutir ações integradas, durante o 16º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O secretário executivo de Políticas da Segurança Pública de Alagoas, Manoel Acácio Júnior, representou o Estado.

O evento teve como estratégia principal pensar de forma conjunta o desenvolvimento sustentável da região da Amazônia. Foram discutidas pautas específicas nas Câmaras Temáticas de Meio Ambiente, Segurança, Comunicação e Turismo, além da assinatura da Carta de Rio Branco pelos governadores presentes.

Representando a Segurança Pública de Alagoas, Manoel Acácio participou da Câmara de Segurança, onde foram discutidas políticas de melhoria no sistema prisional, de enfrentamento às drogas, além de investimentos em tecnologia para aumentar a eficiência no combate a crimes contra o patrimônio.

“Na oportunidade sugeri ao colégio de secretários do Brasil a unificação de critérios de estatística de Crimes Violentos Letais e Intencionais, a gestão junto ao Governo Federal para a mobilização de forças federais para agirem de forma integrada com as polícias estaduais em operações nas fronteiras, a criação de um fundo constitucional de Segurança Pública e que haja gestão junto ao Congresso para endurecer as leis processuais e penais”, disse Acácio Júnior.

Já governadores dos nove estados da Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, assinaram a Carta de Rio Branco, documento final com o posicionamento sobre as temáticas discutidas durante o Fórum. Segundo a organização, o evento também teve como marco o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal.