Segurança Pública reforça policiamento para garantir tranquilidade durante festival no Jaraguá

Por ASCOM às 11/01/2018 08:43

Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Corpo de Bombeiros disponibilizarão equipes para área onde haverá shows

Texto de Vanessa Siqueira

A Segurança Pública traçou um plano de medidas para garantir a segurança durante a segunda noite do Maceió Verão, que acontece no próximo sábado (13) no estacionamento do Jaraguá. A partir deste fim de semana, as Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e o Corpo de Bombeiros atuarão dentro e fora do evento.

As medidas foram anunciadas durante reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (10), entre a Prefeitura de Maceió, Ministério Público do Estado (MPE) e integrantes da Segurança Pública do Estado.

Segundo o comandante de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Neyvaldo Amorim, a Polícia Militar reforçará o policiamento na parte externa e também na parte onde haverá os shows.

A Cavalaria (RPMon) terá um incremento na sua capacidade, com o emprego de um pelotão de choque com 32 militares montados. Os conjuntos se dividirão no entorno da área cercada para os shows no estacionamento do Jaraguá e irão realizar patrulhamento e também segurança em uma barreira que será montada antes das grades do evento para evitar que haja tumultos como registrados no primeiro dia do festival.

Viaturas da Força Tarefa também farão o policiamento no bairro do Jaraguá para garantir a segurança da população que não conseguir entrar para assistir aos shows. Ficou definido também que a Guarda Municipal auxiliará a PM na segurança da parte de fora dos shows. Já o Grupamento Aéreo da Segurança Pública, deslocará uma aeronave para sobrevoar a região e auxiliar no policiamento ostensivo.

“Haverá um telão na Praça Marcílio Dias e em um ponto a ser definido e as equipes tanto da Cavalaria quanto da Força Tarefa se dividirão para fazer patrulhamento e abordagens, evitando tumultos e garantindo a segurança de quem for assistir ao local”, disse o comandante do CPC.

Já na parte interna, militares da Radiopatrulha (BPRp) garantirão o policiamento. A empresa responsável pela estrutura se comprometeu em disponibilizar boxes para a Polícia Civil montar uma delegacia móvel para o registro de eventuais ocorrências, bem como para o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“A empresa vai colocar câmeras em locais estratégicos e a PM irá disponibilizar o ônibus do videomonitoramento que possui capacidade para monitorar 36 câmeras simultaneamente. Nós iremos captar as imagens em tempo real no veículo e assim conseguir avisar as guarnições caso sejam detectadas ocorrências. Todo o esquema de segurança será realizado conforme o laudo do Corpo de Bombeiros, que determinou a capacidade máxima de 18 mil e 200 pessoas. Para isso, o evento contará com catracas eletrônicas para que possamos de forma conjunta com a segurança contratada pela empresa monitorar quem entra e quem sai do espaço”, completou.

Para o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, todo o esquema montado pelas Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros visa garantir a segurança da população que irá ao Jaraguá assistir aos shows.

“Em anos anteriores não registramos ocorrências com o formato de festival aberto ao público e esperamos agora com as estratégias adotadas contribuir para que o evento ocorra sem registros de violência”, afirmou.