Segundo dia de combate a doenças ocupacionais é marcado por exercícios e palestras com especialistas

Por ASCOM às 01/03/2018 14:56

Doutores e estudantes de universidade fizeram a orientação dos servidores da SSP

Por Mark Augusto

Servidores da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas participaram de palestras e exercícios físicos nesta quinta-feira (01), segundo dia de combate e prevenção contra a Ler/Dort, doença ocupacional causada por movimentos repetitivos no ambiente de trabalho.

A ação de combate à doença visa orientar e prevenir os servidores do órgão falando sobre importância dos exercícios físicos e os problemas causados por má e pela ação sucessivas de movimentos durante suas atividades laborais.

A campanha aconteceu em dois dias no prédio da secretaria de segurança e foi realizada pelo núcleo de qualidade de vida da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Policia Militar de Alagoas e a Universidade Tiradentes (Unit).

No primeiro dia os profissionais receberam a visita de fisioterapeutas e alunos do 10º período da Universidade Tiradentes (Unit), e tiveram orientações sobre comportamentos saudáveis no ambiente de trabalho. Dentre elas, exercícios de alongamento.

No segundo dia de atividades os servidores tiveram a oportunidade de executar alongamentos utilizados para a prevenção às doenças osteomusculares causadas pela Ler/Dord, além de uma palestra com orientações para prevenção delas, ministrada pelo médico do trabalho Juraci Roberto Lima e por Adeildes Rosas de Andrade de Lima, integrante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Alagoas (Cerest).

O médico Juraci Lima falou das complicações da doença e destacou que atualmente é importantíssimo que os trabalhadores se conscientizem da importância da prevenção realizando exercícios físicos, ginástica laboral, ergonomia e também o aspecto psíquico de saúde mental. “A doença pode ser causada por estresse e descontentamento no trabalho. Existe uma pressão muito grande na parte psicológica, porque o ser humano quando está insatisfeito e infeliz adoece e uma das manifestações é a Ler/Dort, causando dores pelo corpo”, afirmou.


Para o chefe de Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, Emerson Moura, as campanhas em favor da saúde no trabalho são importantes, pois beneficiam os trabalhadores. “Nosso trabalho é despertar no servidor esse olhar para a saúde. Uma simples ação ajuda muito e é muito importante agir preventivamente. Quando combatemos as doenças elas diminuem gradativamente e os acidentes de trabalho também”, finalizou.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL