Governo Presente encerra 9ª Edição com entrega de cestas nutricionais e obra de Cisp

Por ASCOM às 11/04/2018 15:04

No último dia do evento no Agreste, município de São Sebastião também foi beneficiado com nova ambulância que deverá reforçar cobertura do Samu

Texto de Petrônio Viana

No último da 9ª edição do Governo Presente, que atendeu 11 municípios do Agreste, São Sebastião passou a integrar o grupo das cidades alagoanas beneficiadas pela instalação de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, em cerimônia realizada no Clube Municipal Mulher Rendeira.

Durante o Governo Presente, foram dadas ordens de serviço para construção dos Cisps em Campo Alegre e São Sebastião e anunciadas as unidades de Taquarana e Lagoa da Canoa. Atualmente, 12 Cisps estão em funcionamento no Estado e outros cinco estão em construção. A expectativa é de que a cobertura dessa estratégia de segurança chegue a um milhão de alagoanos até o final deste ano.

Durante a cerimônia, o governador Renan Filho ressaltou o aumento no efetivo policial na cidade com a chegada das novas instalações, orçadas em R$ 1.831.804,70.

“Estamos lançando aqui um equipamento que já mostrou eu eficiência em outros municípios. Ele será uma grande ferramenta para prevenir a violência e promover a paz em São Sebastião. Hoje, apenas três policiais militares atuam por dia em São Sebastião. Esse número vai aumentar para 12. São apenas dois policiais civis prestando serviço na delegacia daqui por dia. O Cisp vai aumentar esse número para 10 policiais diariamente aqui em São Sebastião. Isso representa mais segurança para essa população. Daqui a três meses estaremos aqui de novo para a inauguração”, garantiu Renan Filho.

Segundo o secretário Lima Júnior, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) tem monitorado as causas da criminalidade em São Sebastião e estudado soluções que deverão ser intensificadas a partir da construção do Cisp.

“Sabemos que o problema da segurança pública na cidade está na zona rural. Quem mora aqui sabe disso. Para isso, o Centro Integrado é planejado para operar com quatro veículos novos, caminhonetes, para que ele alcance quem mora na zona rural. O Cisp resgata a dignidade dos policiais e oferece uma maior capacidade operacional para a polícia local, aumentando o número de policiais militares, aumentando o número de policiais civis, delegacia funcionando 24 horas por dia, todos os dias. Estamos fortalecendo toda essa região para que o crime não venha a incomodar as pessoas de bem que vivem aqui”, afirmou o secretário.

De acordo com o prefeito de São Sebastião, José Pacheco, a expectativa é de que, com a chegada do Cisp, os índices de criminalidade registrados no municípios sejam reduzidos ainda mais, a partir das estratégias adotadas pelo Governo do Estado.

“Temos quase 35 mil habitantes e 52 povoados em nossa cidade. O Cisp está chegando com um caráter principalmente preventivo. Só a presença de um número maior de policiais já inibe a criminalidade. Ele trará uma melhora significativa na segurança da nossa cidade, onde convergem muita rodovias federais estaduais e vicinais, por onde milhares de pessoas passam todos os dias para Arapiraca, Penedo, Feira Grande, Campo Grande, Junqueiro, entre tantos outros municípios”, observou Pacheco.

Renan Filho lembrou ainda de outra obra importante para o desenvolvimento do município: a duplicação do trecho da rodovia AL-110 entre o município e a cidade de Arapiraca, abrindo a perspectiva de novos negócios na região. O processo de licitação da obra deverá ser concluído nos próximos meses.

“Essa é uma obra fundamental, que vai transformar São Sebastião. Essa área daqui até Arapiraca será a que mais vai crescer nos setores da indústria e da agricultura em Alagoas nos próximos anos, porque nós acabamos de passar o gasoduto Penedo-Arapiraca. Ele vai levar gás para indústrias, comércio, hotéis e postos de combustíveis. Queremos inclusive instalar um novo distrito industrial justamente nesta região e São Sebastião precisa pensar grande, atrair novos negócios, empresas e agroindústrias para beneficiar a produção da agricultura, gerar empregos, gerar riqueza e promover o desenvolvimento dessa região”, disse o governador.