Segundo turno das eleições contará com efetivo de mais de 5 mil agentes de segurança

Por ASCOM às 26/10/2018 09:45

Secretário da Segurança Pública também expediu portaria proibindo a comercialização de bebidas durante o domingo (28)

Texto de Vanessa Siqueira

Para garantir a segurança do processo eleitoral no próximo domingo (28), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) colocará à disposição um efetivo de mais de 5 mil servidores, entre policiais civis, militares e bombeiros. Além disso, uma portaria publicada na edição desta sexta-feira (26) do Diário Oficial do Estado proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas em Alagoas no dia da votação.

 

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, o esquema de segurança para o segundo turno das eleições manteve a estratégia adotada no primeiro turno, que reduziu em 32,8% o número de ocorrências de crimes eleitorais em comparação às eleições realizadas em 2016.

 

Para garantir o sucesso do pleito eleitoral do último dia 7, as forças de segurança mantiveram o mesmo esquema adotado. A Polícia Militar irá empregar na capital e Região Metropolitana um efetivo de 1.596 policiais militares que contarão com o reforço de 200 militares do Corpo de Bombeiros. Os alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) irão incrementar o policiamento e serão empregados na guarda de urnas.

 

Já no interior do Estado, o Comando do Policiamento do Interior (CPI), a fim de facilitar a cadeia de comando e o nível de tomada de decisões, dividiu o policiamento em três regiões – Zona da Mata, Agreste e Sertão – através dos Comandos de Policiamento de Area. No total serão empregados 2.735 policiais militares.

 

Os municípios do interior irão mais que dobrar seu efetivo regular e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) permanecerá de prontidão com bases montadas não só na capital, mas também no interior, caso seja necessário seu pronto emprego numa situação emergencial e possíveis manifestações de grupos organizados.

 

O embarque das tropas para as cidades do interior será realizado neste sábado (27) do Quartel do Comando Geral (QCG), no Centro, às 6h45min. A Polícia Civil mobilizou 1.104 servidores, entre delegados, agentes de polícia e escrivães. Nas unidades policiais pertencentes a Grande Maceió e delegacias distritais e regionais do interior do Estado, os plantões terão início às 18 horas do dia 27 de outubro (sábado) e término às 18 horas do dia 28 de outubro (domingo).

 

Em todos os municípios, haverá equipes de plantão compostas por delegado, escrivão, chefe de operações e equipe de cinco policiais. Os plantões das equipes do Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais (Tigre), acompanhados de um delegado da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic) estarão realizando operações, nos municípios de Batalha, Major Isidoro e Craíbas, sendo o trabalho só encerando com o fim do pleito eleitoral.

 

Os plantões na Capital, serão realizados na Central de Flagrantes 1, e na Delegacia de Homicídios, onde as ocorrências serão registradas, com exceção dos crimes eleitorais das 3ª e 54ª Zonas, que serão lavrados na sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de Cargas (DRFVC), localizada no bairro Cleto Marques Luz.

 

A Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), Asfixia, Núcleo de Inteligência da Delegacia Geral (NI) e Grupo de Investigação da Delegacia Geral (GIDG), também atuarão no dia da eleição.

 

Alagoas terá lei seca no segundo turno

Para garantir aos eleitores tranquilidade e segurança, o secretário Lima Júnior também expediu portaria proibindo que bares, restaurantes, hotéis, vendedores ambulantes e similares comercializem bebidas alcoólicas em todo o Estado no período das 02h às 18 horas do domingo.

 

Aqueles que descumprirem a determinação responderão por crime de desobediência tipificado no artigo 330 do Código Penal brasileiro. Na portaria, o secretário determina que seja comunicado o Diretor da Polícia Civil, Comandante Geral da Polícia Militar, Superintendente da Polícia Federal (PF), Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) e ao Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Alagoas a fim de dar cumprimento à portaria.

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Copyright @2018
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL