Secretário executivo participa de inauguração de Centro Integrado de Segurança do Nordeste

Por ASCOM às 10/12/2018 10:08

Ascom SSPAL – com informações SSPDS/CE

A Segurança Pública do Nordeste ganhou uma nova ferramenta de integração e de combate ao crime organizado, o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste, inaugurado durante solenidade em Fortaleza, na sexta-feira (07).

A solenidade contou com as presenças dos governadores do Maranhão e do Piauí, Flávio Dino e Wellington Dias; do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira; do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo Filho, o secretário executivo de Políticas da Segurança Pública de Alagoas, Manoel Acácio Júnior, secretários de segurança dos estados do Nordeste e outras autoridades.

O Governo do Ceará se responsabilizará pela estrutura do equipamento, enquanto que o Ministério da Segurança Pública, via Secretaria Nacional de Segurança Pública, pagará  o custeio de pessoal e soluções de tecnologia.

Serão dezenas de bases de dados – em constante atualização e aprimoramento – à disposição dos profissionais para a realização de investigações que desencadearão as operações policiais.

O CIISPR Nordeste é resultado de demanda encaminhada pelo Governo do Ceará, durante reunião dos governadores dos estados nordestinos ocorrida em março deste ano, em Teresina, Piauí. Todos os estados que participaram do encontro foram unânimes em concordar com a capacidade do Ceará em receber a unidade de Inteligência.

A rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública foi concebida para unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões. Entre os objetivos estão a integração dos agentes de segurança pública para produção de conhecimentos estratégicos e o acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR-NE) é a segunda das cinco unidades regionais que serão implantadas no país e integradas a um centro nacional, em Brasília (DF), para o combate ao crime organizado. A do Sul, sediada no Paraná, foi lançada na última quarta-feira (5), mas ainda não entrou em operação.